Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Viva NutriQuânticos!

Hoje venho partilhar um pouquinho da minha alegria por ter tido a bênção de ser convidada para estar presente no 1º festival sobre Sustentabilidade e Alimentação Vegetariana. Esse festival decorreu no último fim de semana (07/09/24) na Vila de Ourém em parceria com a Santa Casa da Misericórdia.

A iniciativa está mesmo de Parabéns! Tão necessário integrar filosofias e entender novas formas de viver. Passar dos julgamentos e críticas, para estarmos mais ativos e participarmos das soluções por um mundo melhor!

E foi algo transcendental, principalmente perceber a adesão das pessoas, a recetividade em aprender a estar no planeta de maneira mais sustentável mais ecológica.

Destaco algumas abordagens do evento, NOVAS ESCOLHAS DE:

  • Compra: o que comprar, porque comprar, aonde comprar, como comprar;
  • Como plantar (conhecimentos de permacultura);
  • Como se alimentar, como comer de forma mais consciente e o que comer (eu contribui com essa parte também, a ensinar sobre alimentação consciente plant based);
  • Como cozinhar…

Estar nessa tribo de consciência foi, para mim, muito importante. Aproveito para partilhar convosco só algumas das iniciativas que gostei muito (mas atenção que foram muitas!).

Acredito ser fundamental conhecer iniciativas portuguesas que estão à frente a fazer a diferença, para  reconstruirmos um mundo melhor e mais saudável!

Vamos sempre honrar os nossos antepassados, mas eu acredito muito que quando fazemos diferente, podemos evoluir! Pegamos tudo aquilo que aprendemos e tornamos ainda mais bonito, tornamos ainda melhor e a nossa mentalidade evolui e cresce!

É uma oportunidade de fazer melhor e mais amiga do ambiente, criando nessas iniciativas uma nova jornada uma nova caminhada..

Vamos lembrar que já houve uma mentalidade que acreditava que era possível comprar um lugar no céu ou que a Terra era plana!

Quantos conceitos achamos ignorantes hoje, em relação ao passado, e o que será que os nossos futuros descendentes dirão e se irão indignar, na forma com que fazemos certas rotinas de hoje?

A coisa mais importante que eu quero deixar aqui é lembrar que cada vez que a gente consome alguma coisa seja quando come, seja quando veste, sejam as nossas necessidades básicas diárias, todas as nossas ações, todo o nosso consumo É UM VOTO!

Ao consumir estamos a contribuir com…

  • Ideologias, crenças, filosofias, empresas que tem como prioridade o lucro, acima das consequências ambientais ou da exploração dos recursos da Terra ou dos animais para atingir esse fim. Muitas vezes com toxinas que nos favorecem as doenças, mesmo já com a ciência a comprovar, continuamos a consumir e a nos intoxicar, ou mesmo empresas com exploração infantil ou poluição ambiental severa, por exemplo.
  • Ou podemos conhecer e favorecer empresas que visam coabitar com a natureza de uma maneira sustentável. Isso faz toda a diferença, principalmente quando se fala de empresas que perpetuam a capacidade de manter os recursos do planeta para as próximas gerações!

Um exemplo de mudança de mentalidade, foi a proibição da pesca às baleias. E o que mais necessita ser reavaliado? Fica a reflexão.

Deixo ainda algumas dicas práticas que podes começar hoje mesmo. Lembra-te de que pequenas mudanças já fazem um grande efeito! 1% em 100 dias são 100%!

  • Sermos mais pródigos e menos acumuladores! O que será que eu posso destralhar? O que guardo e pode ser útil a alguém? Quantas pessoas podiam deixar de comprar brinquedos, roupas, itens de cozinha, material escolar, por exemplo agora, no regresso às aulas? E se pudéssemos partilhar mais?
  • O que posso Reciclar? Comunicar mais a tua volta e rede de contatos, o que já não necessita e que muitas vezes está parado num sótão ou numa caixa organizadora. Fazer reciclar aquilo que já não utiliza é uma maneira de reduzir produções e de não gerar tanta poluição ou uso de recursos do planeta. 

É um ato muito simples, mas com impacto até mesmo psicológico! Sim! Destralhar trás leveza e cria novos espaços para sermos mais criativos! 

  • Outra dica é comprar à Granel! Imagina que qualquer alimento que venha numa embalagem plástica, essa embalagem ficará mais de 200 anos no planeta! Quantas consome diariamente? São mesmo necessárias?
  • Deixo uma super dica de um site com a morada de todas as lojas à granel de Portugal:  agranel.pt,  estão ali todas as lojas em Portugal que vendem a granel, sejam lojas físicas ou virtuais. Para quê? Para levar menos embalagem para casa!

São nesses pequenos gestos que conseguimos ganhar iniciativa e se ambientar a um novo caminho, uma nova maneira de viver, novas crenças, mais sustentáveis.

Para quem ainda sente que é necessário consumir alimentos de origem animal, eu deixo um convite, vem conhecer as oportunidades de sabores que estão do outro lado, vem também desfrutar de algumas refeições sem alimentos de origem animal. Abra a mente ao novo!

  • Começa com uma refeição por semana sem alimentos de origem animal e podes aos poucos evoluir para um dia inteiro por semana.

Vais perceber que é tão automática a nossa maneira de se alimentar, nem nos damos conta que estamos a repetir rotinas por vezes já há anos! E a alimentação pode ser mais criativa, variada e saudável.

Exemplo trocar o leite com café e pão com manteiga por uma salada de fruta com granola ou por um batido de fruta ou mesmo um muffin ou panqueca feito com banana, linhaça e flocos de aveia (eu uso flocos de trigo sarraceno), nem que comece com uma vez por semana como disse!

Como é mais fácil, aquilo que eu já fiz mais vezes, aquilo que eu herdei que eu conheço na minha realidade, é natural que haja resistência.

Mas o novo é diferente, não é  inferior, pode até ser melhor! Experimente!

  • Conhecer novos sabores, conhecer novas formas de cozinhar, conhecer novas alegrias de estar à mesa, é um convite que eu deixo aqui!

Eu estou à frente dessa jornada de gerar consciência! Se sentes o chamado vem comigo! Quem quiser aprender a fazer a transição para uma dieta vegetariana ou vegan eu ajudo, ou mesmo quem só quiser aprender novas formas de se alimentar e de cozinhar.

Muitas vezes, hoje em dia, são os filhos que estão a levar os pais para esse caminho! Tem muitas crianças até a puxar os avós para conhecer esse caminho também!

Eu acredito que se tu votas, se tu participas ou quer iniciar um caminho mais sustentável, principalmente se está integrado numa família, é fundamental pensar no futuro do planeta e isso deve influenciar muito as nossas escolhas.

CONVITE! Para ti que sente esse chamado do fundo do coração de participar de um caminho mais integrado numa vida sustentável e a gerar diferença através do nosso exemplo: assistir um documentário sobre o tema, que na minha opinião, é dos documentários mais bem feitos.  Chama-se Carne, a Pegada Insustentável” e fala muito sobre o aquecimento global, escolhas alimentares e é 100% português! Esse é o trailer:

CLICA AQUI para assistir o documentário completo GRATUITO.

É feito pelo ex-deputado ativista Francisco Guerreiro e realizado por Hugo de Almeida. É gratuito.  Vou deixar aqui o link para quem quiser assistir, é uma hora de documentário eu acho que a gente aprende ali muito, e detalhe o documentário é filmado em mais de 5 países e ganhou vários prémios, entre eles o prémio de melhor documentário “Frankfurt Indie Stars Film Festival 2024”.

Deixo aqui abaixo também meu vídeo a contar um pouco dessa experiência:-)

 

Vamos evoluir de consciência?  Quem sentiu o chamado, manda mensagem, deixa aqui abaixo o teu comentário!

Sou muito grata por ensinar e  a gerar informação para um novo caminho e fazê-lo chegar até ti! Um caminho para mais Saúde, VIVA!

Estamos juntos Rumo a uma vida melhor e mais saudável Conto contigo! Até breve!

Espero que tenhas gostado de mais essa dica de saúde by NutriQuântica®.

Comenta & Partilha com quem sente que pode ser dessa tribo!

Mais artigos aqui no blog:

Feito com Amor, Mais Saúde, VIVA!

 Eu Sou Camila Cardoso