Viva Kerid@NutriQuântico!
Hoje trago uma das minhas saladas preferidas, além de muito fácil e super saudável, ela também é probiótica!
De todos os alimentos fermentados que existem, esse é de longe o meu preferido!
Nada ácido, cremoso, versátil e muuuito saudável: o miso!
Quem me conhece, sabe que sou super fã da culinária Japonesa desde muito pequena, pois tive a minha amiga de infância que era japonesa e estávamos sempre na casa uma da outra, assim os aromas e sabores dessa culinária sempre me fascinaram! Além de serem os mais centenários do mundo, são os que menos barriga têm! hehe
O miso ou missô é uma pasta fermentada, semelhante a um caldo Knorr, ou seja usada para temperar, mas 100% natural, saudável e recheada de nutrientes e bactérias probióticas.
Segundo a tradição Japonesa, é preparado com a fermentação de sal marinho, um fungo chamado Koji e grãos como; soja, feijão, grão de bico, arroz ou cevada, etc.
Após a fermentação, transforma-se num alimento utilizado para temperar sopas, molhos e outros pratos, além de dar defesas ao trado digestivo. Nesse estado modificado e fermentado, está ausente de glúten e outras toxicidades dos grãos, podendo ser utilizado de forma a ganhar saúde digestiva e intestinal.
O Miso tem um efeito muito alcalinizante sobre o corpo, auxilia no combate a infeções e fortalece o sistema imunitário. Além de ser rico em minerais essenciais e boa fonte de vitaminas do complexo B, vitaminas E e K, ácido fólico, zinco e com um destaque: é riquíssimo em vitamina B12.
Além de proteger o sistema digestivo e intestinal, pode também desempenhar um papel na redução do risco de doenças cardiovasculares e condições crônicas como o cancro.
Na tradição Japonesa, a forma mais comum de se consumir o miso, é dissolvê-lo em água morna e bebê-lo antes das refeições (no Japão inclusive antes do pequeno almoço) e pode ainda ser uma refeição completa se adicionares outros legumes.
Existem vários tipos de pasta de miso, conforme o grão utilizado. Nutricionalmente são muito equivalentes, mas para uma primeira experiência sugiro começar com cor mais clara, sabor mais suave, ok?
Hoje trago uma variação para o uso do miso, ao invés da sopa, a minha salada preferida.
Além de fácil, refrescante, nutritiva e deliciosa, essa salada dura cerca de 10 dias no frigorífico, pois a ação probiótica, também é conservante, o que garante praticidade no dia a dia e também, uma ação anti desperdício.
Modo de preparo: dissolver o sal e o miso no sumo de limão. Jogar por cima dos legumes e mexer bem! Já está! Pode colocar em frascos de vidro. Guardar no frigorífico.
Agora é só consumir como preferir: por cima de batata cozida ou por cima da salada de folhas, com abacate… Use a tua imaginação!
HUM! Bom apetite!
Espero que tenhas gostado dessa excelente dica de saúde. Quer saber mais sobre nutrição Quântica?
Feito com Amor, Mais Saúde, VIVA!
Eu Sou Camila Cardoso
Veja abaixo a sugestão de outros artigos do blog: