Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

O ABACATE Super Alimento também na luta contra a anemia by NutriQuântica®

Viva kerid@!

Hoje trago conhecimentos sobre um alimento que tem muito para acrescentar em nossa vida, além de nutrientes exclusivos, protege de doenças e combate a anemia!: o Abacate como Super Alimento!

O abacate é um fruto diferente das outras frutas, sem sumo, sem doce, ele é responsável por trazer outros nutrientes!

O abacateiro, uma árvore da família da laureáceas, é nativa do México ou da América do Sul, hoje extensamente cultivada – incluindo nas Ilhas Canárias e na ilha da Madeira.

                                                  * Vamos aprender mais dos seus benefícios? Vou destacar:

 

1. Alto teor de vitamina K: 

  • A vitamina K é uma vitamina solúvel em gordura que desempenha um papel crítico na coagulação do sangue, mas também contribui para a boa manutenção óssea. A vitamina K é necessária para a actividade completa da proteína osteocalcina (uma proteína óssea que promove a óptima deposição de matriz óssea.
  • Estudos demonstram que idosos com baixo consumo de vitamina K, mostram menor qualidade de densidade óssea e um risco aumentado de osteoporose.
  • As mulheres com maior ingestão de vitamina K têm um risco significativamente menor em desenvolver fratura de quadril (cerca de 30% menor), do que mulheres com menor ingestão de vitamina K. Os estudos em mulheres pós-menopáusicas têm demonstrado que o aumento na ingestão da vitamina K estão relacionadas em um aumento na formação óssea e diminuição da perda óssea.

 

2. Fonte “quase exclusiva” de Ómega-9:

  • Gordura saudável, o Ómega-9 (é um novo ómega! É 9 e não o conhecido 3!) ou ácido oleico é um ácido gordo essencial, que participa do nosso metabolismo e desempenha um papel fundamental na síntese das hormonas.

 

3. Neutralizam os radicais livres:

  • Contém beta sitosterol e o glutatião fito nutrientes que auxiliam na redução de doenças coronárias e possuem ação anti envelhecimento e anti cancro.

 

4. Redução dos níveis de colesterol:

  • O beta sitosterol também auxilia na redução dos níveis de colesterol mau LDL e aumento do HDL.

 

5. Rico em potentes antioxidantes:

  • Entre outros benefícios, protege dentes e gengivas por ser rico em vitaminas E, D e C.

 

6. Excelente para memória e para o sangue:

  • Promove boa manutenção do sangue (previne e trata anemia) e o desenvolvimento saudável das células e tecidos, por ser rico em vitaminas A e do complexo B (principalmente folato) e sais minerais como ferro, cálcio, potássio e fósforo.

7. Rico em proteínas: cerca de 2 g para cada porção de 110 g. 

                                            * Vamos saber mais sobre o abacate no combate a anemia?

  • A anemia por deficiência de ferro, cujos principais sintomas são cansaço, falta de energia, pele pálida e unhas frágeis, ocorre principalmente quando o número de células dos glóbulos vermelhos, caem, pois o corpo não possui um nível adequado de ferro para as produzir.
  • Se a ferritina num teste sanguíneo apresentar valores baixos de stock de ferro, a conduta mais comum é a sugestão de reposição de suplementos de ferro por alguns meses. Porém algumas pessoas podem se sentir desconfortável com a suplementação de ferro, é possível que o aumento de ferro cause eventualmente mal-estar (alguns exemplos, fezes secas e escura, excesso de gases, dores de cabeça, entre outros).
  • Para atingir a boa reposição de ferro naturalmente, se for preferível, é sempre importante balancear a conduta alimentar com alimentos frescos e de boa qualidade, a garantir assim que a dieta forneça todos os nutrientes que seu corpo necessita e corte álcool, café e chá que podem atrapalhar o equilíbrio e absorção de ferro.
  • Na minha experiência posso sugerir uma das armas mais poderosas na luta pelo equilíbrio sanguíneo: o abacate.
  • Comer um mínimo de 3 abacates por semana por 2 a 3 semanas.
  • Atenção que nos casos de anemia por deficiência de ferro sugiro o acompanhamento nutricional (estou cá nesse caminho!) e a confirmação do reequilíbrio através dos exames laboratoriais.
  • O abacate contém altos níveis de ómega-9 e vitamina E, nutrientes que são conhecidos pelos seus poderes protetores na luta preventiva contra o cancro, AVC, problemas cardiovasculares e ter potente ação anti-inflamatória.
  • Entretanto é pouco comum aparecer na lista de alimentos ricos em ferro, por possuir doses modestas.
  • No entanto trago o parecer de um estudo liderado pelo Dr. Rath Research Institute na Califórnia, que apontam que a combinação de nutrientes do abacate, é que forma um adequado sinergismo e que dramaticamente aumenta a absorção de ferro ingerido através da dieta normal e por também ser rico em vitamina B6, uma vitamina que trabalha a facilitar a formação de glóbulos vermelhos.

       

        * Vamos aprender mais como incluir o abacate regularmente em nossa                                            alimentação? Veja aqui algumas ideias:

  • Pode ser servido isoladamente ou picado em saladas;
  • Pode ser usado como molho/ patê tipo maionese (ou pesto em massas!), após esmagar com o garfo ou triturar, temperar com ervas finas (orégãos, coentros, salsa, cebolinho, manjericão, etc), alho sal e limão – faça a tua receita eu adiciono ainda gengibre em pó ou pimenta do reino e pedaços de azeitona, tomate cherry ou pepino!
  • Como smoothie, batido com sumos ou leite vegetal (coco, amêndoa…) e xarope de ácer, agave ou mel e limão ou outro sumo doce como uva ou romã.
  • Doce ou como sobremesas, esmagara ou triturar com banana, tâmaras ou xarope de ácer, agave ou mel e/ou canela e gotas de limão ao gosto. Pode ainda colocar cacau cru em pó para versão chocolate!
  • Em batidos ou como molho de salada de fruta transforma-se num iogurte caseiro maravilhoso! Com banana e cacau cru + agave ou com sumo de laranja e tâmaras ou framboesas e mel…
  • Crie a tua versão! Experimente e encontre a tua preferida!

 

Comece hoje mesmo a desfrutar destes benefícios!

Espero que tenhas gostado de conehcer mais sobre esse Super Alimento!

 

Leia outros artigos sobre rotinas mágicas de saúde e Super Alimentos:

 

                                                                                                                                   Feito com Amor, Mais Saúde, VIVA!

                                                                                                                                             Eu Sou Camila Cardoso

Referência bibliográfica:

Comente o que achou:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saiba Mais
Raspar a língua, técnica de saúde!

Raspar a língua, técnica de saúde!

RASPAR A LÍNGUA: técnica de saúde by NutriQuântica®!Viva kerid@s!Volto a trazer uma tema fundamental para ampliar a saúde, pois é simples e fácil! No oriente, a higiene bucal é muito importante,

Cogumelo CHAGA, o Super Alimento “presente de Deus”! By NutriQuântica®

Cogumelo CHAGA, o Super Alimento “presente de Deus”! By NutriQuântica®

Viva kerid@s!Hoje trago para conhecerem dos meus preferidos Super Alimentos: Chaga, ocogumelo conhecido como “presente de Deus ou o “diamante da floresta”!O cogumelo chaga é uma espécie de fungo medicinal

A Magia por trás dos números 11:11

A Magia por trás dos números 11:11

Viva kerid@s!E nesse mês temos uma data especial 11/11, vamos conhecer a magia por trás destes números?* Partilho o seu Poder e Significado de 11:11:No reino da numerologia, onde os

ABÓBORA: Super Alimento By NutriQuântica®

ABÓBORA: Super Alimento By NutriQuântica®

 Viva kerido@s!E tendo em conta nosso outono e a quadratura,convido a conhecer mais sobre uma rainha da época: a abóbora!A abóbora contém antioxidantes como vitaminas A, C, E, beta-caroteno e

28/10/2023 Eclipse Parcial Lunar em Touro   Reflexões e Sentires… by NutriQuântica®

28/10/2023 Eclipse Parcial Lunar em Touro Reflexões e Sentires… by NutriQuântica®

 Viva Kerid@s!A 28/10/23 teremos um eclipse parcial lunar (lua cheia) em touro e trago sugestões e o meu refletir!       ILUMINAÇÃO DA LUA CHEIA DE TOURO:     “A minha

TARTE DE MAÇÃ COM FRUTOS VERMELHOS by NutriQuântica®

TARTE DE MAÇÃ COM FRUTOS VERMELHOS by NutriQuântica®

 Viva kerid@s!Tarte de maçã Vegan by NutriQuântica®: Sem ovos, sem leite, sem manteiga ou glúten.Hoje trago uma receita fácil e deliciosa quando apetece um docinho para servir com chá, muito