Viva kerid@!
Hoje trago conhecimentos sobre um alimento que tem muito para acrescentar em nossa vida, além de nutrientes exclusivos, protege de doenças e combate a anemia!: o Abacate como Super Alimento!
O abacate é um fruto diferente das outras frutas, sem sumo, sem doce, ele é responsável por trazer outros nutrientes!
O abacateiro, uma árvore da família da laureáceas, é nativa do México ou da América do Sul, hoje extensamente cultivada – incluindo nas Ilhas Canárias e na ilha da Madeira.
* Vamos aprender mais dos seus benefícios? Vou destacar:
1. Alto teor de vitamina K:
- A vitamina K é uma vitamina solúvel em gordura que desempenha um papel crítico na coagulação do sangue, mas também contribui para a boa manutenção óssea. A vitamina K é necessária para a actividade completa da proteína osteocalcina (uma proteína óssea que promove a óptima deposição de matriz óssea.
- Estudos demonstram que idosos com baixo consumo de vitamina K, mostram menor qualidade de densidade óssea e um risco aumentado de osteoporose.
- As mulheres com maior ingestão de vitamina K têm um risco significativamente menor em desenvolver fratura de quadril (cerca de 30% menor), do que mulheres com menor ingestão de vitamina K. Os estudos em mulheres pós-menopáusicas têm demonstrado que o aumento na ingestão da vitamina K estão relacionadas em um aumento na formação óssea e diminuição da perda óssea.
2. Fonte “quase exclusiva” de Ómega-9:
- Gordura saudável, o Ómega-9 (é um novo ómega! É 9 e não o conhecido 3!) ou ácido oleico é um ácido gordo essencial, que participa do nosso metabolismo e desempenha um papel fundamental na síntese das hormonas.
3. Neutralizam os radicais livres:
- Contém beta sitosterol e o glutatião fito nutrientes que auxiliam na redução de doenças coronárias e possuem ação anti envelhecimento e anti cancro.
4. Redução dos níveis de colesterol:
- O beta sitosterol também auxilia na redução dos níveis de colesterol mau LDL e aumento do HDL.
5. Rico em potentes antioxidantes:
- Entre outros benefícios, protege dentes e gengivas por ser rico em vitaminas E, D e C.
6. Excelente para memória e para o sangue:
- Promove boa manutenção do sangue (previne e trata anemia) e o desenvolvimento saudável das células e tecidos, por ser rico em vitaminas A e do complexo B (principalmente folato) e sais minerais como ferro, cálcio, potássio e fósforo.
7. Rico em proteínas: cerca de 2 g para cada porção de 110 g.
* Vamos saber mais sobre o abacate no combate a anemia?
- A anemia por deficiência de ferro, cujos principais sintomas são cansaço, falta de energia, pele pálida e unhas frágeis, ocorre principalmente quando o número de células dos glóbulos vermelhos, caem, pois o corpo não possui um nível adequado de ferro para as produzir.
- Se a ferritina num teste sanguíneo apresentar valores baixos de stock de ferro, a conduta mais comum é a sugestão de reposição de suplementos de ferro por alguns meses. Porém algumas pessoas podem se sentir desconfortável com a suplementação de ferro, é possível que o aumento de ferro cause eventualmente mal-estar (alguns exemplos, fezes secas e escura, excesso de gases, dores de cabeça, entre outros).
- Para atingir a boa reposição de ferro naturalmente, se for preferível, é sempre importante balancear a conduta alimentar com alimentos frescos e de boa qualidade, a garantir assim que a dieta forneça todos os nutrientes que seu corpo necessita e corte álcool, café e chá que podem atrapalhar o equilíbrio e absorção de ferro.
- Na minha experiência posso sugerir uma das armas mais poderosas na luta pelo equilíbrio sanguíneo: o abacate.
- Comer um mínimo de 3 abacates por semana por 2 a 3 semanas.
- Atenção que nos casos de anemia por deficiência de ferro sugiro o acompanhamento nutricional (estou cá nesse caminho!) e a confirmação do reequilíbrio através dos exames laboratoriais.
- O abacate contém altos níveis de ómega-9 e vitamina E, nutrientes que são conhecidos pelos seus poderes protetores na luta preventiva contra o cancro, AVC, problemas cardiovasculares e ter potente ação anti-inflamatória.
- Entretanto é pouco comum aparecer na lista de alimentos ricos em ferro, por possuir doses modestas.
- No entanto trago o parecer de um estudo liderado pelo Dr. Rath Research Institute na Califórnia, que apontam que a combinação de nutrientes do abacate, é que forma um adequado sinergismo e que dramaticamente aumenta a absorção de ferro ingerido através da dieta normal e por também ser rico em vitamina B6, uma vitamina que trabalha a facilitar a formação de glóbulos vermelhos.
* Vamos aprender mais como incluir o abacate regularmente em nossa alimentação? Veja aqui algumas ideias:
- Pode ser servido isoladamente ou picado em saladas;
- Pode ser usado como molho/ patê tipo maionese (ou pesto em massas!), após esmagar com o garfo ou triturar, temperar com ervas finas (orégãos, coentros, salsa, cebolinho, manjericão, etc), alho sal e limão – faça a tua receita eu adiciono ainda gengibre em pó ou pimenta do reino e pedaços de azeitona, tomate cherry ou pepino!
- Como smoothie, batido com sumos ou leite vegetal (coco, amêndoa…) e xarope de ácer, agave ou mel e limão ou outro sumo doce como uva ou romã.
- Doce ou como sobremesas, esmagara ou triturar com banana, tâmaras ou xarope de ácer, agave ou mel e/ou canela e gotas de limão ao gosto. Pode ainda colocar cacau cru em pó para versão chocolate!
- Em batidos ou como molho de salada de fruta transforma-se num iogurte caseiro maravilhoso! Com banana e cacau cru + agave ou com sumo de laranja e tâmaras ou framboesas e mel…
- Crie a tua versão! Experimente e encontre a tua preferida!
Comece hoje mesmo a desfrutar destes benefícios!
Espero que tenhas gostado de conehcer mais sobre esse Super Alimento!
Leia outros artigos sobre rotinas mágicas de saúde e Super Alimentos:
- Antioxidantes x radicais livres by NutriQuântica®
- O Cogumelo Chaga, o presente de Deus by NutriQuântica®
- Raspar a língua;
- Beber água com limão.
Feito com Amor, Mais Saúde, VIVA!