Hoje trago o conhecimento da mãe das sementes: A Linhaça como Super Alimento!
“A Linhaça ajuda a emagrecer, é protetora contra o cancro, protege das doenças cardíacas, diabetes, menopausa, problemas digestivos, combate o colesterol e muito mais!”
A linhaça é um dos alimentos mais estudados e versáteis do mundo alimentar. É considerada um alimento funcional, pois, além de ter suas propriedades nutricionais básicas, como uma rica quantidade de fibras
tanto solúveis como insolúveis e alto teor de minerais, possui também uma das maiores fontes vegetais de ómega-3 (as gorduras boas) e fitoestrogénios.
Forte no combate ao colesterol, às irregularidades digestivas e aos desconfortos da menopausa, possui ainda propriedades preventivas no combate a uma grande quantidade de doenças ameaçadoras,
incluindo o cancro e as doenças coronárias. É muito fácil incorporar a nutritiva linhaça nas refeições, saladas, sopas, iogurtes, snacks e muito mais!
* Vamos conhecer um pouco da história?
Os relatos mais antigos da semente da linhaça são datados de 5000 anos antes de Cristo, na Mesopotâmia. Foram até encontrados desenhos da semente em tumbas faraónicas, o que comprova o uso desta herbácea desde a antiguidade.
Mesmo sendo originária da Ásia, seus benefícios foram difundidos pelo mundo todo e seu consumo hoje é muito comum na América e na Europa.
No inicio era mais usada a sua fibra para o fabrico do linho, tecido milenar…
Foi usada ainda na elaboração de silicones na engenharia civil…
Depois ficou conhecida pelas suas propriedades de apoio cardiovascular, após cavalos de puro sangue no Canadá tornarem-se mais fortes e com excelente performance… Somente depois o seu consumo humano ficou mais difundido.
* Os principais benefícios:
- AS FIBRAS DAS SEMENTES DE LINHAÇA AJUDAM A SAÚDE DA DIGESTÃO, A MANUTENÇÃO DO PESO
SAUDÁVEL E A REGULAÇÃO DO AÇÚCAR NO SANGUE
- A semente de linhaça é rica em fibras tanto solúveis como insolúveis. A fibra solúvel em contacto com a água forma uma massa gelatinosa que leva mais maciez às fezes e promove melhor movimento
intestinal. Este efeito também auxilia a promover saciedade e por isso é uma grande auxiliadora em dietas de emagrecimento. Cientistas nutricionais acreditam que a fibra insolúvel encontrada na semente de linhaça ajuda a diminuir a libertação do açúcar no sangue após às refeições, o que contribui para impedir picos nos níveis de glicose sanguínea. - Apenas 30 gramas de sementes de linhaça, fornecem 32% de toda a fibra recomendada pela RDA (Recomendação Diária Recomendada). Se decidir aumentar o seu consumo de sementes, lembre-se de em conjunto beber também muita água.
- A PROTEÇÃO CONTRA A DOENÇA CARDIOVASCULAR E COLESTEROL: a semente de linhaça tem cerca de 39% de óleo em sua composição. Seu óleo é um dos alimentos mais ricos em Ómega-3 da natureza (cerca de 57%) e de Ómega-6. A relação ideal entre Ómega-3 e Ómega-6 é de 1:4 respetivamente, enquanto o óleo vegetal de linhaça apresenta uma relação de 1:3, muito próxima do ideal. Essa presença balanceada entre o Ómega-3 e o Ómega-6 permite a produção das prostaglandinas, que são corpos biologicamente muito ativos e importantes, que agem a remover o excesso de sódio nos rins, o que contribui com a diminuição da retenção de líquidos.
- A alta taxa de Ómega-3 é um dos principais pontos que faz da linhaça um alimento preventivo à saúde, sendo um importante agente antioxidante, renovador celular e o consumo de ómega-3 através da alimentação, tem demonstrado ser uma das ações mais protetoras do coração.
- O óleo de salmão é a fonte alimentar mais rica nesta gordura, mas também pode trazer metais pesados, como o alumínio ou o mercúrio, juntamente com esta boa gordura quando extraímos o óleo do fígado do salmão.
- No entanto, dentro dos alimentos de origem vegetal, a linhaça encontra de longe os maiores níveis de ómega-3. Análises demonstraram que enquanto o óleo de canola e de milho, contém respetivamente cerca de 10 a 1% de ómega-3, a concentração da semente da linhaça chega a ultrapassar os 57% de ómega-3, na forma de ácido alfa-linolénico.
- O valor do ómega-3 surgiu repetidamente em estudos realizados em diversas populações que consumiam grandes quantidades desta boa gordura protetora da saúde do coração. O suporte científico dos benefícios da linhaça sobre o coração, também foi observado quando ela foi incluída tardiamente no hábito alimentar.
- Há ainda um estudo recente em mulheres pós menopausa, com elevados níveis de colesterol, que suplementaram aproximadamente 30 gramas de sementes de linhaça (aproximadamente 4 colheres de sopa) diariamente por 3 meses. Os resultados demonstraram baixa de 7% no colesterol total e de 10% no perigoso LDL, o mau colesterol.
- Estes resultados levaram os pesquisadores a concluírem que os benefícios cardiovasculares da linhaça, se deve principalmente, por ser reguladora das “más gorduras”. Outro estudo compara ainda o poder da linhaça no controlo e manutenção do alto colesterol (pessoas com mais de 240 ml/dL).
- Dividiu-se os avaliados em 3 grupos: 1º grupo: dieta baixa em gordura mais medicação para colesterol; 2º grupo: dieta baixa em gordura mais 20 gramas (aproximadamente 3 colheres de sopa) de sementes de linhaça por 2 meses; 3º grupo: apenas recebeu a dieta baixa em gordura. O grupo suplementado com as sementes de linhaça, reduziu as gorduras no sangue, aonde o colesterol total caiu 17%, os níveis de LDL caíram 4% e os triglicérides cerca de 36%. Estes aprimoramentos encontrados no colesterol total e nos níveis de LDL são comparáveis aos encontrados no grupo que tomou o medicamento (Statin).
- COMBATE AO CANCRO:
- Cientistas estimam que a marca inacreditável de 30 a 40% de todos os tipos de cancros podem ser prevenidos apenas através de dieta e estratégias de estilo de vida. A semente da linhaça pode ter um importante papel na dieta preventiva, pois pesquisas demonstram que é uma das mais ricas fontes de lignina (cerca de 100 vezes mais que outros alimentos), principalmente se conjugada com porções generosas de frutas e vegetais.
- A lignina, tão ricamente presente na linhaça, é rica em fitoestrogénios, que em diversos estudos demonstram possuir grande valor ao bloquear os cancros hormona-dependentes, incluindo mama e próstata. Pesquisadores Canadianos estudaram os efeitos da dieta rica em sementes de linhaça sobre os marcadores essenciais da atividade tumoral em mulheres recentemente diagnosticadas com cancro de mama. Aproximadamente por 1 mês, acompanharam 2 grupos aonde, 1 comia cerca de 25 gramas de sementes de linhaça diariamente, enquanto que o grupo de controlo não consumia. O grupo da linhaça mostrou redução significativa nos marcadores que identificam o crescimento tumoral e um aumento nos níveis da morte das células cancerosas (chamada apoptose). Os investigadores concluíram que a dieta rica em sementes de linhaça pode ajudar a reduzir o crescimento tumoral em pacientes com cancro de mama.
- Crescentes evidências sugerem ainda que a semente da linhaça também pode ajudar a controlar cancros de próstata por ser capaz de aumentar os níveis sanguíneos benéficos de enterolactonas. Depois de consumidas, as ligninas das sementes se convertem em enterolactonas no intestino e entram na corrente sanguínea. Num grande estudo que examinou os níveis sanguíneos de enterolactonas nos homens com cancro de próstata em comparação com um grupo controlo de homens saudáveis, definiu-se que homens com altos níveis de enterolactonas no sangue, tinham 82% menor propensão de ter cancro de próstata.
- MELHORA SINTOMAS DA MENOPAUSA:
- Rica em fitoestrogénios, a semente de linhaça oferece alívio às mulheres que sofrem de desconfortos da menopausa. Pesquisadores da Mayo Clinic demonstraram que a semente de linhaça diminui significativamente a ocorrência dos afrontamentos em mulheres que escolheram não usar terapia com estrogénio. No estudo, as mulheres com afrontamentos consumiram 40 gramas de sementes de linhaça diariamente por 6 semanas. A frequência diária dos afrontamentos, foi reduzida dramaticamente a 50%, de 7,3 para 3,6 por dia.
- Cientistas da área nutricional acreditam crescentemente que os fitoestrogénios podem ajudar a moderar uma variedade de outros sintomas da menopausa, de suores noturnos à oscilação de humor. Estudos estão em andamento a confirmar estas promissoras possibilidades.
- Os fitoestrogénios derivados de plantas são compostos que possuem efeitos tanto estrogénicos como anti-estrogénicos no corpo. Assim, podem oferecer alívio dos sintomas associados com níveis baixos de estrogénio, sem o risco associado ao estrogénio em si (muitos cancros hormona-dependentes são estimulados pelo excesso de estrogénio).
* Vamos utilizar mais dessa semente mágica?
- Existem dois tipos de semente de linhaça: dourada e castanha. Não existem diferenças na composição dos dois tipos, já que as duas são compostas pelos mesmos nutrientes e mantêm o mesmo potencial funcional. Porém, a castanha é cultivada em regiões de clima quente e húmido e a dourada é plantada em regiões frias.
- NÃO UTILIZAR A FARINHA DE LINHAÇA! Ela oxida rapidamente e perde os seus benefícios! Se necessário moer SOMENTE na hora de consumir! SE NECESSÁRIO moê-las logo antes de consumi-las, num liquidificador, centrifugadora, varinha, moedor de café.
- IDEAL É DEIXAR DE MOLHO 8 HORAS ANTES DE CONSUMIR! Para ela poder liberar seus benefícios. Espalhe-as em cereais de pequeno-almoço, iogurtes, sumos, batidos, sopas, saladas… Pode ainda adicioná-las em queques, muffins, bolos, pães, rolos de carne e até mesmo panar frangos ou peixes. É fundamental protegê-la da luz e do calor para impedir a oxidação das boas gorduras. Guardar em frigorífico protegida da luz. Pode ser consumida por pessoas de todas as idades (crianças, adolescentes e anciãos), inclusive mulheres grávidas.
* A MELHOR FORMA DE SEREM CONSUMIDAS MESMO são GERMINADAS, ou seja, deixá-las previamente de molho em água (media para 2 colheres de sopa 1 chávena de chá) o que alavanca ainda mais os seus benefícios, a libertação do ómega-3 e das suas fibras poderosas. Deixar mínimo 8 horas antes de consumir. Pode valer a pena deixar durante a noite toda.
- Receita especial Ovo de Linhaça:
A linhaça funciona lindamente como substituto dos ovos na culinária. Em bolos, pães e bolachas. Conheça e saiba como preparar ovos de linhaça. Com apenas 2 simples ingredientes, sementes de linhaça moída e água, conseguimos em cerca de 10 minutos de preparação, obter o tão desejado “substituto” do ovo.
) e arejamento (capacidade da massa ganhar bolhas de ar, importante na levedação). Se o gel for preparado corretamente, pode perfeitamente substituir o ovo nestas suas importantes propriedades.
Nota: Apesar de ser um ótimo substituto do ovo em algumas utilizações, tem de se ter em atenção que o ovo de linhaça nunca será uma reprodução idêntica do ovo normal. Um ovo depende e “trabalha” através das suas proteínas, a linhaça através de um gel polissacarídeo, pelo que os resultados não serão exatamente os mesmos. Os ovos de linhaça vão atuar muito bem em receitas de pães, bolachas e bolos
húmidos.
- Ingredientes PARA 1 OVO:
- 1 colher de sopa de sementes de linhaça moída na hora (uso no liquidificador na função pulsar)
- 3 colheres de sopa de água.
Modo de preparo:
- Triture as sementes de linhaça até ficar em farinha +
- Coloque a farinha numa taça e junte a água +
- Mexa e deixe repousar por 10 minutos, até formar um gel. Está pronto a usar!
Passo 1 – Moer as sementes de linhaça e colocar 1 colher de sopa num recipiente.
Veja aqui no blog mais uma receitas saudáveis com linhaça que adoro!
Aceda aqui sugestões de onde comprar a linhaça:
* Portugal:
- Sementes de linhaça dourada BIO – 250 g
- Sementes linhaça dourada BIO – 500 g
- Sementes linhaça dourada BIO – 1 Kg
- Sementes de linhaça castanha BIO – 500 g
- Sementes linhaça castanha BIO – 500 g
- Sementes linhaça castanha BIO 2 Kg
* Brasil:
- Sementes Linhaça dourada orgânica – 200 g
- Sementes Linhaça dourada orgânica – 200 g
- Sementes linhaça marrom orgânica 500 g
- Sementes linhaça marrom orgânica – 500 g
Feito com Amor, Mais Saúde, VIVA!
Eu Sou Camila Cardoso
2. Psota TL, Gebauer SK, Kris-Etherton P. Dietary omega-3 fatty acid intake and cardiovascular risk.
Am J Cardiol. 2006 Aug 21;98(4A):3i-18i.
3. Donaldson MS. Nutrition and cancer: a review of the evidence for an anti-cancer diet. Nutr J. 2004 Oct
20;3:19.
4. Tham DM, Gardner CD, Haskell WL. Clinical review 97: Potential health benefits of dietary phytoestrogens: a review of the clinical, epidemiological, and mechanistic evidence. J Clin Endocrinol Metab. 1998 Jul;83(7):2223-35.
5. Dahl WJ, Lockert EA, Cammer AL, Whiting SJ. Effects of flax fiber on laxation and glycemic response in
healthy volunteers. J Med Food. 2005;8(4):508-11.
6. Available at: http://www.flaxcouncil.ca/english/index.php?p=g1&mp=nutrition. Accessed
May 15, 2008.
7. Available at: http://www.nutritiondata.com/facts-C00001-01c20A1.html. Accessed May 15, 2008.
8. Available at: www.nutritiondata.com/facts-C00001-01c209M.html. Accessed May 15, 2008.
9. Patade A, Devareddy L, Lucas EA, Korlagunta K, Daggy BP, Arjmandi BH. Flaxseed reduces total and LDL
cholesterol concentrations in Native American postmenopausal women. J Womens
Health (Larchmt). 2008 Apr;17(3):355-66.
10. Mandasescu S, Mocanu V, Dascalita AM, et al. Flaxseed supplementation in hyperlipidemic patients. Rev Med Chir Soc Med Nat Iasi. 2005 Jul;109(3):502-6.
11. Stark A, Madar Z. Phytoestrogens: a review of recent findings. J Pediatr Endocrinol Metab. 2002
May;15(5):561-72.
12. Thompson LU, Chen JM, Li T, Strasser-Weippl K, Goss PE. Dietary flaxseed alters tumor biological markers in postmenopausal breast cancer. Clin Cancer Res. 2005 May 15;11(10):3828-35.
13. Hedelin M, Klint A, Chang ET, et al. Dietary phytoestrogen, serum enterolactone and risk of prostate
cancer: the cancer prostate Sweden study (Sweden). Cancer Causes Control. 2006 Mar;17(2):169-80.
14. Pruthi S, Thompson SL, Novotny PJ, et al. Pilot evaluation of flaxseed for the management of hot
flashes. J Soc Integr Oncol. 2007;5(3):106-12.
15. Available at: www.nutritiondata.com/facts-C00001-01c20p1.html. Accessed February 15, 2007.16.http://www.lef.org/magazine/mag2008/oct2008_Flaxseed_01.htm?source=search&key=flax%20seed%20super%20foods
17. Livro: O poder de cura da linhaça, Conceição Trucom.
18. Livro: Alimentos Milagrosos, Anthony William.
19. Livro: A dieta da idade verdadeira, John La Puma e Michael Roizen.