Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

SÉSAMO/ GERGELIM (Linum usitatissimum): Super Alimento by NutriQuântica®

Viva Kerid@!

Hoje trago os benefícios de uma pequena semente, que trás todo o potencial para ampliar nossa saúde: 

As sementes de Sésamo/ Gergelim!

“O SÉSAMO, ENTRE OUTROS BENEFÍCIOS, CONTRIBUI PARA REGULARIZAR AS GORDURAS NO SANGUE,
AJUDA NO COMBATE A HIPERTENSÃO ARTERIAL, NO CANCRO, NA INFLAMAÇÃO E AUMENTA O PODER ANTIOXIDANTE DO CORPO E A BIODISPONIBILIDADE DA VITAMINA E!”

Mais que cobertura do pão de hambúrguer, as sementes de sésamo estão cheias de poderosos fito-nutrientes que ajudam no combate de doenças. Esta semente versátil é usada por diversas culturas através do mundo, apesar disso, muitas pessoas desconhecem as suas saudáveis qualidades. Pesquisas recentes focam nas ligninas especiais encontradas em abundância no sésamo. As ligninas são fibras benéficas que são altamente eficazes em reduzir os níveis de gordura do sangue, controlar a tensão arterial, combater inflamação e cancro, alavancar o poder antioxidante do corpo e aumentar a disponibilidade da vitamina E.

As crescentes evidências revelam o grande poder desta pequenina semente no combate das prevalecentes
doenças do mundo acual e dá-nos inúmeras razões para adicioná-la na nossa dieta quotidiana.

 

                              * Vamos aprender mais sobre os seus benefícios?

        1. ALCANÇAR NÍVEIS SAUDÁVEIS DE GORDURA NO SANGUE:

  • Reduzir o colesterol é uma estratégia conhecida para reduzir os riscos de doença cardiovascular. Diversos estudos revelaram que as sementes de sésamo possuem dois tipos únicos de ligninas chamadas sesamin e sesamol, que são indutoras da redução do colesterol. Num primeiro estudo, 32 pessoas com excesso de colesterol foram tratadas com 32mg/dia de sesamin e reduziram seus níveis de colesterol total e o LDL (mau colesterol), depois de apenas 8 semanas em comparação com um grupo controlo, cujos valores permaneceram inalterados.
  • Em outro estudo, 21 pessoas com excesso de colesterol mostraram redução no colesterol total e no LDL em 6,4% e 9,5% respetivamente, depois de consumirem 40 gramas de sementes de sésamo por
    apenas 4 semanas. No entanto, os valores negativos do colesterol voltaram, quando retomaram-se a dieta regular após mais 4 semanas. Daí a importância e se incluir esta semente rotineiramente para garantir as vantagens.
  • Estudos recentes confirmaram também que o consumo de sésamo promove um incrível efeito antioxidante prolongado, o que garante melhor eficácia na degradação do LDL. Nos pacientes com hipertensão arterial e fase pós-menopausa, este efeito antioxidante prolongado também foi
    eficaz para auxiliar no controlo do colesterol total, dos triglicerídeos e da boa relação entre LDL:HDL. Nos pacientes hipertensos, os efeitos benéficos do óleo de sésamo foram superiores aos encontrados nos óleos de sementes de girassol e amendoim para equilibrar o colesterol total e promover maior proteção contra a oxidação das gorduras.
  • A oxidação das gorduras é uma nociva formação de radicais livres, que frequentemente precede a formação de placa nas artérias (aterosclerose). O óleo de sésamo demonstra inibir diretamente a
    formação da lesão causada na aterosclerose através de seus benefícios em regular os níveis de gordura no sangue.
  • Acredita-se ainda que um dos mecanismos dos efeitos benéficos das ligninas do sésamo, estejam associados ao seu sinergismo e potencial em aumentar a vitamina E, outro potente antioxidante
    em especial cardiovascular. 

   2. A CONEXÃO COM A VITAMINA E

  • A vitamina E é um potente antioxidante solúvel em gorduras, que reduz o endurecimento das gorduras e auxilia na coagulação do sangue. Também é fundamental para proteger a membrana das células de danos, o que reduz o potencial inflamatório e as doenças associadas ao envelhecimento crónico. A vitamina E existe no corpo sob diversas formas. A mais conhecida é a alfa-tocoferol, no entanto a gama-tocoferol, a menos conhecida demostra-se mais eficaz em atacar no corpo, um tipo específico de radical livre baseado em nitrogénio (peroxinitrito).
  • Este radical livre está associado com muitos processos inflamatórios. Os pesquisadores também
    demonstraram que concentrações maiores de gama-tocoferol no sangue, ao contrário do alfa-tocoferol, inibem a formação de agentes pró-inflamatórios, as prostaglandinas, que são os maiores contribuidores das desordens corporais, das cardiovasculares ao cancro.
  • As boas notícias são que as sementes de sésamo promovem no corpo o aumento de ambas as formas de tocoferóis: alfa e gama. O seu consumo através das sementes demonstram ser mais efetivos do que tomar a vitamina E (os tocoferóis) diretamente, além de favorecer os níveis
    cerebrais a inibir o endurecimento (oxidação) das gorduras em várias regiões do cérebro. Lembro
    aqui de que a boa gordura (e a eliminação da má) favorecerá também o equilíbrio emocional,
    concentração, memória, entre outras vantagens.
  • As descobertas revelam que para aumentar a concentração do protetor gama-tocoferol através do sésamo (e suas ligninas), 5 mg de sésamo por 3 dias já aumentou significativamente os níveis
    sanguíneos de gama-tocoferol em até 19%,
    em comparação com nozes e óleo de soja, que já não apresentaram os mesmos benefícios.
  • Além disso, outro estudo também revelou que o consumo de sésamo preveniu a degradação de gama-tocoferol no corpo, a resultar na maior biodisponibilidade deste poderoso nutriente. Neste estudo,
    uma dose única de óleo de sésamo, que contém 135 mg de ligninas com gama-tocoferol, reduziram a excreção urinária de gama-tocoferol comparado com o grupo controlo que não receberam o óleo de sésamo.
  • Pesquisadores japoneses compararam as ligninas do sésamo com as da linhaça e encontraram níveis maiores de gama tocoferol nas de sésamo.

       3. A COMBATER O CANCRO:

  • Dado a potente ação anti-inflamatória do gama-tocoferol, as sementes de sésamo e suas ligninas, tem sido estudadas também, por seus efeitos anti cancro diretos e indiretos.
  • A pesquisa demonstra que a lignina sesamin pode ser convertida pela microflora intestinal humana em ligninas mammalian chamadas de enterolantonas e enterodiol, que possuem efeitos protetores contra doenças hormono-dependentes como o cancro de mama. Ambas as sementes de sésamo e linhaça são ricas fontes de precursoras de ligninas mammalian. 
  • Em um estudo, a lignina do sésamo demostrou parar o crescimento e a indução da apoptose (morte celular) em células cancerosas. Um estudo posterior realizado em 220 mulheres pré-menopausa constatou que o risco de cancro de mama caía, quando as concentrações de enterolactonas eram maiores. Recentes evidências clarificam que o mecanismo que leva as ligninas do sésamo a retardarem o crescimento do cancro, ocorre numa fase inicial chamada ciclo G1, através da regulação da proteína chamada D1 cyclin, responsável pelo crescimento tumoral.

       

        4. A ABAIXAR A TENSÃO ARTERIAL:

  • Apreciar regularmente as sementes de sésamo também podem baixar a tensão arterial. As ligninas do sésamo demonstram favoráveis efeitos anti-hipertensivos. Um estudo recente realizado com diferentes tipos de óleos em pacientes hipertensos tratados com nifedipine (Adalat, Nifediac,
    Cordipin, Nifedical e Procardia), um medicamento hipotensor, demonstrou que o óleo de sésamo oferece melhor proteção sobre a tensão arterial, níveis de gorduras e oxidação de gorduras que os óleos de girassol ou amendoim. 
  • Outro estudo mostra que o sesamol (lignina do sésamo) também possui efeitos benéficos no óxido nítrico, um poderoso vasodilatador com propriedades anti-aterosclerose e anti-trombos. Com a dilatação dos vasos sanguíneos, fica mais fácil o sangue circular, o que contribui com a regularização da tensão arterial. Enquanto outro estudo aponta que a sesamin (a outra lignina do sésamo) também favorece o relaxamento dos vasos. Os autores concluem assim, que os efeitos hipotensores do sésamo são diretamente relacionados com este relaxamento dos vasos.

       5. UMA SOMA PARA A SAÚDE: 

  • Rica em Lecitina: gordura que é essencial ao tecido nervoso e ação benéfica nas glândulas sexuais;
  • Fonte de boas proteínas (20 %) de alto valor biológico, formadas por 15 aminoácidos diferentes com elevada proporção de metionina (aminoácido essencial);
  • Auxilia na manutenção do peso saudável pelo seu alto teor de fibras solúveis (facilita o trânsito intestinal, ativa o metabolismo e favorece a saciedade);
  • Alto poder antioxidante, reduz processos inflamatórios e é anti carcinogénica;
  • Rica em vitaminas: especialmente a E, vitaminas do complexo B e minerais como: cálcio, fósforo, ferro, magnésio, cobre e manganês.

       6. ONDE E COMO CONSUMIR?

  • As sementes de sésamo podem ser adicionadas ao natural em frutas, cereais, saladas, sopas, massas, arroz e também cozida em pães, por cima dos bolos, quiches e tartes salgadas e doces. Farofas, húmus e cuscuz. Com um sabor “amendoado” pode usar a tua criatividade para enriquecer qualquer preparação e até mesmo deixar um “toque especial” nos pratos comuns do dia-a-dia. Ela possui 2 tipos de cores, uma clara e outra escura, a desempenhar as mesmas propriedades.
  • A cor é atribuída de acordo com a dificuldade ao nascer, como um processo de adaptação.
 
 

                      Veja aqui algumas das minhas receitas preferidas com sésamo, também no blog

                     Veja sugestões de onde comprar o sésamo  biológico/ orgânico:

* Portugal:

* Brasil:

                                                                                                                       Feito com Amor, Mais Saúde, VIVA!

                                                                                                                                     Eu Sou Camila Cardoso

               * REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

1. Hirata F, Fujita K, Ishikura Y, et al. Hypocholesterolemic effect of sesame lignan in humans. Atherosclerosis. 1996 Apr 26;122(1):135-36.

2. Chen PR, Chien KL, Su TC. Dietary sesame reduces serum cholesterol and enhances antioxidant capacity in hypercholesterolemia. Nutr Res. 2005;25(6): 559-67.

3. Sankar D, Sambandam G, Ramakrishna RM, Pugalendi KV. Modulation of blood pressure, lipid profiles and redox status in hypertensive patients taking different edible oils. Clin Chim Acta. 2005 May;355(1-2):97-104.

4. Wu WH, Kang YP, Wang NH, Jou HJ, Wang TA. Sesame ingestion affects sex hormones, antioxidant status, and blood lipids in postmenopausal women. J Nutr. 2006 May;136(5):1270-5.

5. Bhaskaran S, Santanam N, Penumetcha M, Parthasarathy S. Inhibition of atherosclerosis in low-density lipoprotein receptor-negative mice by sesame oil. J Med Food. 2006 Winter;9(4):487-90.

6. Jiang Q, Elson-Schwab I, Courtemanche C, Ames BN. Gamma-tocopherol and its major metabolite, in contrast to alpha-tocopherol, inhibit cyclooxygenase activity in macrophages and epithelial cells. Proc Natl Acad Sci USA. 2000 Oct 10;97(21):11494-9.

7. Jiang Q, Christen S, Shigenaga MK, Ames BN. Gamma-tocopherol, the major form of vitamin E in the US diet, deserves more attention. Am J Clin Nutr. 2001 Dec;74(6):714-22

8. Jiang Q, Ames BN. Gamma-tocopherol, but not alpha-tocopherol, decreases proinflammatory eicosanoids and inflammation damage in rats. FASEB J. 2003 May;17(8):816-22.

9. Ohrvall M, Sundlöf G, Vessby B. Gamma, but not alpha, tocopherol levels in serum are reduced in coronary heart disease patients. J Intern Med. 1996 Feb;239(2):111-7.

10. Kontush A, Spranger T, Reich A, Baum K, Beisiegel U. Lipophilic antioxidants in blood plasma as markers of atherosclerosis: the role of alpha-carotene and gamma-tocopherol. Atherosclerosis. 1999 May;144(1):117-22.

11. Abe C, Ikeda S, Yamashita K. Dietary sesame seeds elevate alpha-tocopherol concentration in rat brain. J Nutr Sci Vitaminol (Tokyo). 2005 Aug;51(4):223-30.

12. Cooney RV, Custer LJ, Okinaka L, Franke AA. Effects of dietary sesame seeds on plasma tocopherol levels. Nutr Cancer. 2001;39(1):66-71

13. Frank J, Kamal-Eldin A, Traber MG. Consumption of sesame oil muffins decreases the urinary excretion of gamma-tocopherol metabolites in humans. NY Acad Sci. 2004 Dec;1031:365-7.

14. Yamashita K, Ikeda S, Obayashi M. Comparative effects of flaxseed and sesame seed on vitamin E and cholesterol levels in rats. Lipids. 2003 Dec;38(12):1249-55.

15. Coulman KD, Liu Z, Hum WQ, Michaelides J, Thompson, LU. Whole sesame seed is as rich a source of mammalian lignan precursors as whole flaxseed. Nutr Cancer. 2005;52(2):156-65.

16. Liu Z, Saarinen NM, Thompson LU. Sesamin is one of the major precursors of mammalian lignans in sesame seed (Sesamum indicum) as observed in vitro and in rats. J Nutr. 2006 Apr;136(4):906-12.

17. Jacklin A, Ratledge C, Welham K, Bilko D, Newton CJ. The sesame oil constituent, sesamol, induces growth arrest and apoptosis of cancer and cardiovascular cells. Ann NY Acad Sci. 2003 Dec;1010:374-80.

18. Piller R, Chang-Claude J, Linseisen J. Plasma enterolactone and genistein and the risk of premenopausal breast cancer. Eur J Cancer Prev. 2006 Jun;15(3):225-32.

19. Yokota T, Matsuzaki Y, Koyama M, et al. Sesamin, a lignan of sesame, down-regulates cyclin D1 protein expression in human tumor cells. Cancer Sci. 2007 Sep;98(9):1447-53.

20. Chen PR, Tsai CE, Chang H, Liu TL, Lee CC. Sesamol induces nitric oxide release from human umbilical vein endothelial cells. Lipids. 2005 Sep;40(9):955-61.

21. Nakano D, Kwak CJ, Fujii K, et al. Sesamin metabolites induce an endothelial nitric oxide-dependent vasorelaxation through their antioxidative property-independent mechanisms: possible involvement of the metabolites in the antihypertensive effect of sesamin. J Pharmacol Exp Ther. 2006
Jul;318(1):328-35.

22. Available at: http://www.nal.usda.gov/fnic/foodcomp/search/. Accessed July 15, 2007.

23. Available at: http://www.lef.org/magazine/mag2008/jan2008_sf_sesame_01.htm?source=search&key=sesame

 

Comente o que achou:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saiba Mais
Raspar a língua, técnica de saúde!

Raspar a língua, técnica de saúde!

RASPAR A LÍNGUA: técnica de saúde by NutriQuântica®!Viva kerid@s!Volto a trazer uma tema fundamental para ampliar a saúde, pois é simples e fácil! No oriente, a higiene bucal é muito importante,

Cogumelo CHAGA, o Super Alimento “presente de Deus”! By NutriQuântica®

Cogumelo CHAGA, o Super Alimento “presente de Deus”! By NutriQuântica®

Viva kerid@s!Hoje trago para conhecerem dos meus preferidos Super Alimentos: Chaga, ocogumelo conhecido como “presente de Deus ou o “diamante da floresta”!O cogumelo chaga é uma espécie de fungo medicinal

A Magia por trás dos números 11:11

A Magia por trás dos números 11:11

Viva kerid@s!E nesse mês temos uma data especial 11/11, vamos conhecer a magia por trás destes números?* Partilho o seu Poder e Significado de 11:11:No reino da numerologia, onde os

ABÓBORA: Super Alimento By NutriQuântica®

ABÓBORA: Super Alimento By NutriQuântica®

 Viva kerido@s!E tendo em conta nosso outono e a quadratura,convido a conhecer mais sobre uma rainha da época: a abóbora!A abóbora contém antioxidantes como vitaminas A, C, E, beta-caroteno e

28/10/2023 Eclipse Parcial Lunar em Touro   Reflexões e Sentires… by NutriQuântica®

28/10/2023 Eclipse Parcial Lunar em Touro Reflexões e Sentires… by NutriQuântica®

 Viva Kerid@s!A 28/10/23 teremos um eclipse parcial lunar (lua cheia) em touro e trago sugestões e o meu refletir!       ILUMINAÇÃO DA LUA CHEIA DE TOURO:     “A minha

TARTE DE MAÇÃ COM FRUTOS VERMELHOS by NutriQuântica®

TARTE DE MAÇÃ COM FRUTOS VERMELHOS by NutriQuântica®

 Viva kerid@s!Tarte de maçã Vegan by NutriQuântica®: Sem ovos, sem leite, sem manteiga ou glúten.Hoje trago uma receita fácil e deliciosa quando apetece um docinho para servir com chá, muito

Viva Kerid@!

Hoje trago os benefícios de uma pequena semente, que trás todo o potencial para ampliar nossa saúde: 

As sementes de Sésamo/ Gergelim!

“O SÉSAMO, ENTRE OUTROS BENEFÍCIOS, CONTRIBUI PARA REGULARIZAR AS GORDURAS NO SANGUE,
AJUDA NO COMBATE A HIPERTENSÃO ARTERIAL, NO CANCRO, NA INFLAMAÇÃO E AUMENTA O PODER ANTIOXIDANTE DO CORPO E A BIODISPONIBILIDADE DA VITAMINA E!”

Mais que cobertura do pão de hambúrguer, as sementes de sésamo estão cheias de poderosos fito-nutrientes que ajudam no combate de doenças. Esta semente versátil é usada por diversas culturas através do mundo, apesar disso, muitas pessoas desconhecem as suas saudáveis qualidades. Pesquisas recentes focam nas ligninas especiais encontradas em abundância no sésamo. As ligninas são fibras benéficas que são altamente eficazes em reduzir os níveis de gordura do sangue, controlar a tensão arterial, combater inflamação e cancro, alavancar o poder antioxidante do corpo e aumentar a disponibilidade da vitamina E.

As crescentes evidências revelam o grande poder desta pequenina semente no combate das prevalecentes
doenças do mundo acual e dá-nos inúmeras razões para adicioná-la na nossa dieta quotidiana.

 

                              * Vamos aprender mais sobre os seus benefícios?

        1. ALCANÇAR NÍVEIS SAUDÁVEIS DE GORDURA NO SANGUE:

  • Reduzir o colesterol é uma estratégia conhecida para reduzir os riscos de doença cardiovascular. Diversos estudos revelaram que as sementes de sésamo possuem dois tipos únicos de ligninas chamadas sesamin e sesamol, que são indutoras da redução do colesterol. Num primeiro estudo, 32 pessoas com excesso de colesterol foram tratadas com 32mg/dia de sesamin e reduziram seus níveis de colesterol total e o LDL (mau colesterol), depois de apenas 8 semanas em comparação com um grupo controlo, cujos valores permaneceram inalterados.
  • Em outro estudo, 21 pessoas com excesso de colesterol mostraram redução no colesterol total e no LDL em 6,4% e 9,5% respetivamente, depois de consumirem 40 gramas de sementes de sésamo por
    apenas 4 semanas. No entanto, os valores negativos do colesterol voltaram, quando retomaram-se a dieta regular após mais 4 semanas. Daí a importância e se incluir esta semente rotineiramente para garantir as vantagens.
  • Estudos recentes confirmaram também que o consumo de sésamo promove um incrível efeito antioxidante prolongado, o que garante melhor eficácia na degradação do LDL. Nos pacientes com hipertensão arterial e fase pós-menopausa, este efeito antioxidante prolongado também foi
    eficaz para auxiliar no controlo do colesterol total, dos triglicerídeos e da boa relação entre LDL:HDL. Nos pacientes hipertensos, os efeitos benéficos do óleo de sésamo foram superiores aos encontrados nos óleos de sementes de girassol e amendoim para equilibrar o colesterol total e promover maior proteção contra a oxidação das gorduras.
  • A oxidação das gorduras é uma nociva formação de radicais livres, que frequentemente precede a formação de placa nas artérias (aterosclerose). O óleo de sésamo demonstra inibir diretamente a
    formação da lesão causada na aterosclerose através de seus benefícios em regular os níveis de gordura no sangue.
  • Acredita-se ainda que um dos mecanismos dos efeitos benéficos das ligninas do sésamo, estejam associados ao seu sinergismo e potencial em aumentar a vitamina E, outro potente antioxidante
    em especial cardiovascular. 

   2. A CONEXÃO COM A VITAMINA E

  • A vitamina E é um potente antioxidante solúvel em gorduras, que reduz o endurecimento das gorduras e auxilia na coagulação do sangue. Também é fundamental para proteger a membrana das células de danos, o que reduz o potencial inflamatório e as doenças associadas ao envelhecimento crónico. A vitamina E existe no corpo sob diversas formas. A mais conhecida é a alfa-tocoferol, no entanto a gama-tocoferol, a menos conhecida demostra-se mais eficaz em atacar no corpo, um tipo específico de radical livre baseado em nitrogénio (peroxinitrito).
  • Este radical livre está associado com muitos processos inflamatórios. Os pesquisadores também
    demonstraram que concentrações maiores de gama-tocoferol no sangue, ao contrário do alfa-tocoferol, inibem a formação de agentes pró-inflamatórios, as prostaglandinas, que são os maiores contribuidores das desordens corporais, das cardiovasculares ao cancro.
  • As boas notícias são que as sementes de sésamo promovem no corpo o aumento de ambas as formas de tocoferóis: alfa e gama. O seu consumo através das sementes demonstram ser mais efetivos do que tomar a vitamina E (os tocoferóis) diretamente, além de favorecer os níveis
    cerebrais a inibir o endurecimento (oxidação) das gorduras em várias regiões do cérebro. Lembro
    aqui de que a boa gordura (e a eliminação da má) favorecerá também o equilíbrio emocional,
    concentração, memória, entre outras vantagens.
  • As descobertas revelam que para aumentar a concentração do protetor gama-tocoferol através do sésamo (e suas ligninas), 5 mg de sésamo por 3 dias já aumentou significativamente os níveis
    sanguíneos de gama-tocoferol em até 19%,
    em comparação com nozes e óleo de soja, que já não apresentaram os mesmos benefícios.
  • Além disso, outro estudo também revelou que o consumo de sésamo preveniu a degradação de gama-tocoferol no corpo, a resultar na maior biodisponibilidade deste poderoso nutriente. Neste estudo,
    uma dose única de óleo de sésamo, que contém 135 mg de ligninas com gama-tocoferol, reduziram a excreção urinária de gama-tocoferol comparado com o grupo controlo que não receberam o óleo de sésamo.
  • Pesquisadores japoneses compararam as ligninas do sésamo com as da linhaça e encontraram níveis maiores de gama tocoferol nas de sésamo.

       3. A COMBATER O CANCRO:

  • Dado a potente ação anti-inflamatória do gama-tocoferol, as sementes de sésamo e suas ligninas, tem sido estudadas também, por seus efeitos anti cancro diretos e indiretos.
  • A pesquisa demonstra que a lignina sesamin pode ser convertida pela microflora intestinal humana em ligninas mammalian chamadas de enterolantonas e enterodiol, que possuem efeitos protetores contra doenças hormono-dependentes como o cancro de mama. Ambas as sementes de sésamo e linhaça são ricas fontes de precursoras de ligninas mammalian. 
  • Em um estudo, a lignina do sésamo demostrou parar o crescimento e a indução da apoptose (morte celular) em células cancerosas. Um estudo posterior realizado em 220 mulheres pré-menopausa constatou que o risco de cancro de mama caía, quando as concentrações de enterolactonas eram maiores. Recentes evidências clarificam que o mecanismo que leva as ligninas do sésamo a retardarem o crescimento do cancro, ocorre numa fase inicial chamada ciclo G1, através da regulação da proteína chamada D1 cyclin, responsável pelo crescimento tumoral.

       

        4. A ABAIXAR A TENSÃO ARTERIAL:

  • Apreciar regularmente as sementes de sésamo também podem baixar a tensão arterial. As ligninas do sésamo demonstram favoráveis efeitos anti-hipertensivos. Um estudo recente realizado com diferentes tipos de óleos em pacientes hipertensos tratados com nifedipine (Adalat, Nifediac,
    Cordipin, Nifedical e Procardia), um medicamento hipotensor, demonstrou que o óleo de sésamo oferece melhor proteção sobre a tensão arterial, níveis de gorduras e oxidação de gorduras que os óleos de girassol ou amendoim. 
  • Outro estudo mostra que o sesamol (lignina do sésamo) também possui efeitos benéficos no óxido nítrico, um poderoso vasodilatador com propriedades anti-aterosclerose e anti-trombos. Com a dilatação dos vasos sanguíneos, fica mais fácil o sangue circular, o que contribui com a regularização da tensão arterial. Enquanto outro estudo aponta que a sesamin (a outra lignina do sésamo) também favorece o relaxamento dos vasos. Os autores concluem assim, que os efeitos hipotensores do sésamo são diretamente relacionados com este relaxamento dos vasos.

       5. UMA SOMA PARA A SAÚDE: 

  • Rica em Lecitina: gordura que é essencial ao tecido nervoso e ação benéfica nas glândulas sexuais;
  • Fonte de boas proteínas (20 %) de alto valor biológico, formadas por 15 aminoácidos diferentes com elevada proporção de metionina (aminoácido essencial);
  • Auxilia na manutenção do peso saudável pelo seu alto teor de fibras solúveis (facilita o trânsito intestinal, ativa o metabolismo e favorece a saciedade);
  • Alto poder antioxidante, reduz processos inflamatórios e é anti carcinogénica;
  • Rica em vitaminas: especialmente a E, vitaminas do complexo B e minerais como: cálcio, fósforo, ferro, magnésio, cobre e manganês.

       6. ONDE E COMO CONSUMIR?

  • As sementes de sésamo podem ser adicionadas ao natural em frutas, cereais, saladas, sopas, massas, arroz e também cozida em pães, por cima dos bolos, quiches e tartes salgadas e doces. Farofas, húmus e cuscuz. Com um sabor “amendoado” pode usar a tua criatividade para enriquecer qualquer preparação e até mesmo deixar um “toque especial” nos pratos comuns do dia-a-dia. Ela possui 2 tipos de cores, uma clara e outra escura, a desempenhar as mesmas propriedades.
  • A cor é atribuída de acordo com a dificuldade ao nascer, como um processo de adaptação.
 
 

                      Veja aqui algumas das minhas receitas preferidas com sésamo, também no blog

                     Veja sugestões de onde comprar o sésamo  biológico/ orgânico:

* Portugal:

* Brasil:

                                                                                                                       Feito com Amor, Mais Saúde, VIVA!

                                                                                                                                     Eu Sou Camila Cardoso

               * REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

1. Hirata F, Fujita K, Ishikura Y, et al. Hypocholesterolemic effect of sesame lignan in humans. Atherosclerosis. 1996 Apr 26;122(1):135-36.

2. Chen PR, Chien KL, Su TC. Dietary sesame reduces serum cholesterol and enhances antioxidant capacity in hypercholesterolemia. Nutr Res. 2005;25(6): 559-67.

3. Sankar D, Sambandam G, Ramakrishna RM, Pugalendi KV. Modulation of blood pressure, lipid profiles and redox status in hypertensive patients taking different edible oils. Clin Chim Acta. 2005 May;355(1-2):97-104.

4. Wu WH, Kang YP, Wang NH, Jou HJ, Wang TA. Sesame ingestion affects sex hormones, antioxidant status, and blood lipids in postmenopausal women. J Nutr. 2006 May;136(5):1270-5.

5. Bhaskaran S, Santanam N, Penumetcha M, Parthasarathy S. Inhibition of atherosclerosis in low-density lipoprotein receptor-negative mice by sesame oil. J Med Food. 2006 Winter;9(4):487-90.

6. Jiang Q, Elson-Schwab I, Courtemanche C, Ames BN. Gamma-tocopherol and its major metabolite, in contrast to alpha-tocopherol, inhibit cyclooxygenase activity in macrophages and epithelial cells. Proc Natl Acad Sci USA. 2000 Oct 10;97(21):11494-9.

7. Jiang Q, Christen S, Shigenaga MK, Ames BN. Gamma-tocopherol, the major form of vitamin E in the US diet, deserves more attention. Am J Clin Nutr. 2001 Dec;74(6):714-22

8. Jiang Q, Ames BN. Gamma-tocopherol, but not alpha-tocopherol, decreases proinflammatory eicosanoids and inflammation damage in rats. FASEB J. 2003 May;17(8):816-22.

9. Ohrvall M, Sundlöf G, Vessby B. Gamma, but not alpha, tocopherol levels in serum are reduced in coronary heart disease patients. J Intern Med. 1996 Feb;239(2):111-7.

10. Kontush A, Spranger T, Reich A, Baum K, Beisiegel U. Lipophilic antioxidants in blood plasma as markers of atherosclerosis: the role of alpha-carotene and gamma-tocopherol. Atherosclerosis. 1999 May;144(1):117-22.

11. Abe C, Ikeda S, Yamashita K. Dietary sesame seeds elevate alpha-tocopherol concentration in rat brain. J Nutr Sci Vitaminol (Tokyo). 2005 Aug;51(4):223-30.

12. Cooney RV, Custer LJ, Okinaka L, Franke AA. Effects of dietary sesame seeds on plasma tocopherol levels. Nutr Cancer. 2001;39(1):66-71

13. Frank J, Kamal-Eldin A, Traber MG. Consumption of sesame oil muffins decreases the urinary excretion of gamma-tocopherol metabolites in humans. NY Acad Sci. 2004 Dec;1031:365-7.

14. Yamashita K, Ikeda S, Obayashi M. Comparative effects of flaxseed and sesame seed on vitamin E and cholesterol levels in rats. Lipids. 2003 Dec;38(12):1249-55.

15. Coulman KD, Liu Z, Hum WQ, Michaelides J, Thompson, LU. Whole sesame seed is as rich a source of mammalian lignan precursors as whole flaxseed. Nutr Cancer. 2005;52(2):156-65.

16. Liu Z, Saarinen NM, Thompson LU. Sesamin is one of the major precursors of mammalian lignans in sesame seed (Sesamum indicum) as observed in vitro and in rats. J Nutr. 2006 Apr;136(4):906-12.

17. Jacklin A, Ratledge C, Welham K, Bilko D, Newton CJ. The sesame oil constituent, sesamol, induces growth arrest and apoptosis of cancer and cardiovascular cells. Ann NY Acad Sci. 2003 Dec;1010:374-80.

18. Piller R, Chang-Claude J, Linseisen J. Plasma enterolactone and genistein and the risk of premenopausal breast cancer. Eur J Cancer Prev. 2006 Jun;15(3):225-32.

19. Yokota T, Matsuzaki Y, Koyama M, et al. Sesamin, a lignan of sesame, down-regulates cyclin D1 protein expression in human tumor cells. Cancer Sci. 2007 Sep;98(9):1447-53.

20. Chen PR, Tsai CE, Chang H, Liu TL, Lee CC. Sesamol induces nitric oxide release from human umbilical vein endothelial cells. Lipids. 2005 Sep;40(9):955-61.

21. Nakano D, Kwak CJ, Fujii K, et al. Sesamin metabolites induce an endothelial nitric oxide-dependent vasorelaxation through their antioxidative property-independent mechanisms: possible involvement of the metabolites in the antihypertensive effect of sesamin. J Pharmacol Exp Ther. 2006
Jul;318(1):328-35.

22. Available at: http://www.nal.usda.gov/fnic/foodcomp/search/. Accessed July 15, 2007.

23. Available at: http://www.lef.org/magazine/mag2008/jan2008_sf_sesame_01.htm?source=search&key=sesame