Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

GERMINADOS: OS SUPER ALIMENTOS MARAVILHA! by NutriQuântica®

Viva kerid@!

Em toda a minha carreira como nutricionista e terapeuta holística, nada teve tanto impacto e me proporcionou tanta motivação em termos de conhecimento como os geminados: os Super Alimentos dos Super Alimentos!

Apesar de ser de uso milenar, pouco se fala sobre germinados no dia-a-dia e no bom senso comum quando se elaboram condutas sobre a boa prática alimentar para a população geral, como a roda ou a pirâmide dos alimentos.

Quero levar este conhecimento sobre a saúde ao alcance de todos. Além de ser um método fantástico de elevar o teor nutritivo dos alimentos, é também uma forma muitíssimo simples de auxiliar no combate de diversas doenças, entre elas o cancro.

Poucos de nós sabem que com uma ação tão simples, como adicionar germinados à nossa dieta, trata-se do caminho mais fácil para uma vida mais saudável, sem necessariamente gastar mais por isso!

Mais brotos em nossa alimentação, significa: mais proteínas e enzimas (tão importantes para todo o funcionamento do corpo), além de vitaminas, minerais e outros diversos nutrientes importantes com propriedades antioxidantes. Sim, brotos!!!

* GERMINADOS OS CAMPEÕES DE NUTRIENTES:

NADA, repito NADA no reino alimentar, possui maiores concentrações de nutrientes por miligrama. Esses pequenos reis da mesa, deveriam ser a forma natural com que nos alimentamos. Cozinhar demais e processar os alimentos é, acredito eu, uma das principais causas da proximidade da doença em nossa era.

Os brotos das sementes (início do processo de germinação e crescimento) possuem maior valor nutritivo do que os legumes/vegetais de tamanho normal que irão gerar. Por exemplo, o broto do brócolos, tem mais nutrientes que o próprio brócolos em si! VÁRIAS VEZES MAIS NUTRITIVO!
Esta incrível comida VIVA! é tão fácil de incorporar em uma dieta bem equilibrada. A maneira mais simples é adicioná-los à sopas, saladas, batidos, sumos, sanduíches, molhos, patés, saltear com outros legumes, purés de fruta, iogurtes, omeletes, pizzas! Use a sua imaginação! Há uma variedade enorme de sementes que se podem germinar com diferentes e maravilhosos sabores, texturas; mas sempre riquíssimos em nutrientes e enzimas. Use a tua imaginação!

Apesar de rebentos de alfafa, feijão mungo e lentilhas serem as variedades mais conhecidas, muitos outros tipos de brotos são prontamente disponíveis, incluindo todo o tipo de leguminosas como as diferentes variedade de feijões, grão de bico, lentilhas, ervilhas; os cereais como a quinoa, aveia, kamut, trigo sarraceno, centeio, cevada; e todas as aromáticas e hortícolas como por exemplo rúcula, agriões, brócolos, rábano negro, rabanetes, alho, cebola, couves, cenoura; até alguns frutos secos como sésamo (gergelim), girassol, pevides abóbora, amendoim, etc. Todas essas variedades individuais têm seus próprios sabores, texturas e benefícios nutricionais.

DICA IMPORTANTE! Atenção é na escolha das sementes, pois se não germinar, pode ser uma semente muito velha, já sem energia vital. Ou escolher sementes que levaram tratamento químico para se colocar na terra são desaconselhadas. No final do artigo coloco alguns fornecedores fidedignos e marcas próprias para se germinar, ok? É um novo mundo!

                                   * Vamos saber mais sobre os benefícios para saúde?

  • Os germinados são excelentes fontes de proteína e outros nutrientes essenciais. Por exemplo, um copo (100 gramas) de brotos de feijão mungo, contêm a mesma quantidade de proteína que em 100 g de ovos.
  • A proteína dos brotos são “completas” e na dose certa, podem substituir um pedaço de carne.
  • Brotos de ervilha (folha), contém 3 vezes mais fósforo do que o espinafre, e mais de quatro vezes o potássio e niacina.
  • Brotos de rabanete fornecem 40 vezes mais vitamina A do que o rabanete maduro.
  • Além de adicionar proteína e outros nutrientes para sua dieta, muitas variedades de germinados contém fitoquímicos e nutracêuticos (substâncias protetoras presentes nos alimentos). Alguns estudos indicam o poder dos germinados em  proteger contra o aparecimento de doenças cardíacas e cancro.
  • Rebentos de alfafa contêm níveis elevados de saponinas, que em estudos demonstram auxiliar na redução do colesterol.

.

  • Muito também tem sido estudado sobre as propriedades dos germinados de
    brócolos, estamos a falar de uma força da natureza! Os brotos do brócolo possuem de 20 a 50 vezes a quantidade de fitoquímicos no broto em relação ao presente na flor do brócolos maduro cru, ou seja, com uma pequena quantidade, já temos milhares de nutrientes a mais!

Cientistas estudaram os germinados durante séculos para compreender melhor os seus elevados níveis de fitoquímicos e como eles contribuem para uma melhor saúde, da prevenção ao tratamento de doenças potencialmente fatais.

Para validar as reivindicações nutricionais dos germinados, grandes organizações como a National Institute of Health, American Cancer Society e a Universidade Johns Hopkins, têm realizado estudos que exploram as várias variedades de brotos e suas propriedades nutricionais.

De acordo com Paul Talalay, MD, no NEWS American Cancer Society, “brotos de brócolos são muito melhores do que o brócolos maduro em flor e contém elevadas quantidade de uma enzima sulforafane, que ajuda a proteger as células e impede que os genes se transformem”. Um gene modificado é o primeiro passo para a formação do cancro e outras doenças degenerativas.

As descobertas do Dr. Talalay são consistentes com estudos epidemiológicos que mostraram que os brotos das sementes germinadas contêm quantidades significativas de vitaminas, principalmente de vitaminas A, C e D, potentes antioxidantes.

Germinados são amplamente reconhecidos pelos consumidores conscientes de nutrição e profissionais de saúde como uma “maravilha alimentar”. Agora já entende como toda essa informação de saúde fantástica, motivou-me, certo?

Adicionar germinados é uma ótima maneira de trazer novos sabores e texturas às refeições todos os dias e aprimorar o valor nutricional da dieta de toda a família. Se estás a procura de maneiras simples de comer saudável, lembre-se que os germinados são uma maneira fácil para iniciar, com muito impacto em sua saúde!

Se desejar saber mais visite a bibliografia para aceder a alguns dos estudos sobre germinados (no final deste artigo).

                            * Vamos aprender a germinar?

Veja o passo a passo conforme o número de cada imagem:

* Material: o mais simples e barato kit de germinação que uso até hoje, é um frasco de vidro de boca larga e sugiro no lugar da tampa, cobrir a boca do frasco com um tule, organza ou tela presa com elástico, que permita a passagem do ar e da água. (esse tecido parece o véu da noiva ou os mosqueteiros)

1. Deixe as sementes (cerca de 3 colheres de sopa da semente que escolheste) de molho na água por 8 a 10 horas da noite para o dia, dentro de um frasco de vidro. 

2 – 8. Pela manhã, escorra a água (o tule funciona como coador), lave bem as sementes com água corrente e deixe o frasco de lado inclinado com a boca virada para baixo para que o excesso de água possa escorrer (boa ideia utilizar o escorredouro de loiça ou uma taça para recolher a água).

10 – 12. Repita a lavagem das sementes de manhã e à noite por 2 a 7 dias (cada semente tem seu tempo e também a depender da temperatura) até que a semente comece a germinar ou seja, brotar (solta uma pequena raiz). Este é o sinal de que ela está pronta para se plantar ou comer! Lembra-te de sempre que lavar, deixar a escorrer o excesso de água.

Depois de crescido, pode-se guardar em frigorífico por até 10 dias. E todos os dias consumir!

Sugestões de melhores sementes para germinar: brócolo, alfafa, feijão mungo, lentilhas, rábano negro, kamut, trigo sarraceno.

Os feijões, mesmo germinados ainda ficam muito rígidos, cozinhar a mesma, vai ter mais nutrientes! Deixo aqui a melhor forma de fazer as leguminosas da família do feijão: CLIQUE AQUI.

As oleagenosas como linhaça, chia e outros frutos secos da família das amêndoas e nozes, não brotam, mas expandem em nutrientes se deixares em água por 8 horas. Vale a pena, mesmo que as volte a tostar!

Espero que tenhas gostado de aprender sobre essa fantástica ferramenta de saúde! 

Lembre-te se surgiu neste momento em tua vida, dê a devida importância! Vamos junt@s para a nossa melhor versão!

Saiba aonde adquirir sementes para germinar (Deixo aqui apenas algumas sugestões – há muitas!:-):

* Portugal:


* Brasil:


Leia outros artigos sobre rotinas mágicas de saúde no blog:

                                                                               
                                                                                     Feito com Amor, Mais Saúde, VIVA!

                                                                                                Eu Sou Camila Cardoso

* BIBLIOGRAFIA:

Hypertext version of the FDA’s Dietary Guidelines for Americans (at USDA): http://www.nalusda.gov/fnic/dga/dga95.html

Cancer Research Foundation of America: http://www.preventcancer.org/

American Institute for Cancer Research: http://www.aicr.org/

The Diet and Cancer Link: http://www.aicr.org/dietcan.htm

National Cancer Institute CancerNet Info for health professionals, statistics, journals:
http://wwwicic.nci.nih.gov/health.htm
Info for patients and the general public : http://wwwicic.nci.nih.gov/patient.htm

Johns Hopkins Oncology Center: http://www.med.jhu.edu/cancerctr/

Comente o que achou:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saiba Mais
Raspar a língua, técnica de saúde!

Raspar a língua, técnica de saúde!

RASPAR A LÍNGUA: técnica de saúde by NutriQuântica®!Viva kerid@s!Volto a trazer uma tema fundamental para ampliar a saúde, pois é simples e fácil! No oriente, a higiene bucal é muito importante,

Cogumelo CHAGA, o Super Alimento “presente de Deus”! By NutriQuântica®

Cogumelo CHAGA, o Super Alimento “presente de Deus”! By NutriQuântica®

Viva kerid@s!Hoje trago para conhecerem dos meus preferidos Super Alimentos: Chaga, ocogumelo conhecido como “presente de Deus ou o “diamante da floresta”!O cogumelo chaga é uma espécie de fungo medicinal

A Magia por trás dos números 11:11

A Magia por trás dos números 11:11

Viva kerid@s!E nesse mês temos uma data especial 11/11, vamos conhecer a magia por trás destes números?* Partilho o seu Poder e Significado de 11:11:No reino da numerologia, onde os

ABÓBORA: Super Alimento By NutriQuântica®

ABÓBORA: Super Alimento By NutriQuântica®

 Viva kerido@s!E tendo em conta nosso outono e a quadratura,convido a conhecer mais sobre uma rainha da época: a abóbora!A abóbora contém antioxidantes como vitaminas A, C, E, beta-caroteno e

28/10/2023 Eclipse Parcial Lunar em Touro   Reflexões e Sentires… by NutriQuântica®

28/10/2023 Eclipse Parcial Lunar em Touro Reflexões e Sentires… by NutriQuântica®

 Viva Kerid@s!A 28/10/23 teremos um eclipse parcial lunar (lua cheia) em touro e trago sugestões e o meu refletir!       ILUMINAÇÃO DA LUA CHEIA DE TOURO:     “A minha

TARTE DE MAÇÃ COM FRUTOS VERMELHOS by NutriQuântica®

TARTE DE MAÇÃ COM FRUTOS VERMELHOS by NutriQuântica®

 Viva kerid@s!Tarte de maçã Vegan by NutriQuântica®: Sem ovos, sem leite, sem manteiga ou glúten.Hoje trago uma receita fácil e deliciosa quando apetece um docinho para servir com chá, muito

Centrifugadoras Sumos & Aipo Recomendações by NutriQuântica®

Artigos mais populares by NutriQuântica®

Viva kerid@!

Em toda a minha carreira como nutricionista e terapeuta holística, nada teve tanto impacto e me proporcionou tanta motivação em termos de conhecimento como os geminados: os Super Alimentos dos Super Alimentos!

Apesar de ser de uso milenar, pouco se fala sobre germinados no dia-a-dia e no bom senso comum quando se elaboram condutas sobre a boa prática alimentar para a população geral, como a roda ou a pirâmide dos alimentos.

Quero levar este conhecimento sobre a saúde ao alcance de todos. Além de ser um método fantástico de elevar o teor nutritivo dos alimentos, é também uma forma muitíssimo simples de auxiliar no combate de diversas doenças, entre elas o cancro.

Poucos de nós sabem que com uma ação tão simples, como adicionar germinados à nossa dieta, trata-se do caminho mais fácil para uma vida mais saudável, sem necessariamente gastar mais por isso!

Mais brotos em nossa alimentação, significa: mais proteínas e enzimas (tão importantes para todo o funcionamento do corpo), além de vitaminas, minerais e outros diversos nutrientes importantes com propriedades antioxidantes. Sim, brotos!!!

* GERMINADOS OS CAMPEÕES DE NUTRIENTES:

NADA, repito NADA no reino alimentar, possui maiores concentrações de nutrientes por miligrama. Esses pequenos reis da mesa, deveriam ser a forma natural com que nos alimentamos. Cozinhar demais e processar os alimentos é, acredito eu, uma das principais causas da proximidade da doença em nossa era.

Os brotos das sementes (início do processo de germinação e crescimento) possuem maior valor nutritivo do que os legumes/vegetais de tamanho normal que irão gerar. Por exemplo, o broto do brócolos, tem mais nutrientes que o próprio brócolos em si! VÁRIAS VEZES MAIS NUTRITIVO!
Esta incrível comida VIVA! é tão fácil de incorporar em uma dieta bem equilibrada. A maneira mais simples é adicioná-los à sopas, saladas, batidos, sumos, sanduíches, molhos, patés, saltear com outros legumes, purés de fruta, iogurtes, omeletes, pizzas! Use a sua imaginação! Há uma variedade enorme de sementes que se podem germinar com diferentes e maravilhosos sabores, texturas; mas sempre riquíssimos em nutrientes e enzimas. Use a tua imaginação!

Apesar de rebentos de alfafa, feijão mungo e lentilhas serem as variedades mais conhecidas, muitos outros tipos de brotos são prontamente disponíveis, incluindo todo o tipo de leguminosas como as diferentes variedade de feijões, grão de bico, lentilhas, ervilhas; os cereais como a quinoa, aveia, kamut, trigo sarraceno, centeio, cevada; e todas as aromáticas e hortícolas como por exemplo rúcula, agriões, brócolos, rábano negro, rabanetes, alho, cebola, couves, cenoura; até alguns frutos secos como sésamo (gergelim), girassol, pevides abóbora, amendoim, etc. Todas essas variedades individuais têm seus próprios sabores, texturas e benefícios nutricionais.

DICA IMPORTANTE! Atenção é na escolha das sementes, pois se não germinar, pode ser uma semente muito velha, já sem energia vital. Ou escolher sementes que levaram tratamento químico para se colocar na terra são desaconselhadas. No final do artigo coloco alguns fornecedores fidedignos e marcas próprias para se germinar, ok? É um novo mundo!

                                   * Vamos saber mais sobre os benefícios para saúde?

  • Os germinados são excelentes fontes de proteína e outros nutrientes essenciais. Por exemplo, um copo (100 gramas) de brotos de feijão mungo, contêm a mesma quantidade de proteína que em 100 g de ovos.
  • A proteína dos brotos são “completas” e na dose certa, podem substituir um pedaço de carne.
  • Brotos de ervilha (folha), contém 3 vezes mais fósforo do que o espinafre, e mais de quatro vezes o potássio e niacina.
  • Brotos de rabanete fornecem 40 vezes mais vitamina A do que o rabanete maduro.
  • Além de adicionar proteína e outros nutrientes para sua dieta, muitas variedades de germinados contém fitoquímicos e nutracêuticos (substâncias protetoras presentes nos alimentos). Alguns estudos indicam o poder dos germinados em  proteger contra o aparecimento de doenças cardíacas e cancro.
  • Rebentos de alfafa contêm níveis elevados de saponinas, que em estudos demonstram auxiliar na redução do colesterol.

.

  • Muito também tem sido estudado sobre as propriedades dos germinados de
    brócolos, estamos a falar de uma força da natureza! Os brotos do brócolo possuem de 20 a 50 vezes a quantidade de fitoquímicos no broto em relação ao presente na flor do brócolos maduro cru, ou seja, com uma pequena quantidade, já temos milhares de nutrientes a mais!

Cientistas estudaram os germinados durante séculos para compreender melhor os seus elevados níveis de fitoquímicos e como eles contribuem para uma melhor saúde, da prevenção ao tratamento de doenças potencialmente fatais.

Para validar as reivindicações nutricionais dos germinados, grandes organizações como a National Institute of Health, American Cancer Society e a Universidade Johns Hopkins, têm realizado estudos que exploram as várias variedades de brotos e suas propriedades nutricionais.

De acordo com Paul Talalay, MD, no NEWS American Cancer Society, “brotos de brócolos são muito melhores do que o brócolos maduro em flor e contém elevadas quantidade de uma enzima sulforafane, que ajuda a proteger as células e impede que os genes se transformem”. Um gene modificado é o primeiro passo para a formação do cancro e outras doenças degenerativas.

As descobertas do Dr. Talalay são consistentes com estudos epidemiológicos que mostraram que os brotos das sementes germinadas contêm quantidades significativas de vitaminas, principalmente de vitaminas A, C e D, potentes antioxidantes.

Germinados são amplamente reconhecidos pelos consumidores conscientes de nutrição e profissionais de saúde como uma “maravilha alimentar”. Agora já entende como toda essa informação de saúde fantástica, motivou-me, certo?

Adicionar germinados é uma ótima maneira de trazer novos sabores e texturas às refeições todos os dias e aprimorar o valor nutricional da dieta de toda a família. Se estás a procura de maneiras simples de comer saudável, lembre-se que os germinados são uma maneira fácil para iniciar, com muito impacto em sua saúde!

Se desejar saber mais visite a bibliografia para aceder a alguns dos estudos sobre germinados (no final deste artigo).

                            * Vamos aprender a germinar?

Veja o passo a passo conforme o número de cada imagem:

* Material: o mais simples e barato kit de germinação que uso até hoje, é um frasco de vidro de boca larga e sugiro no lugar da tampa, cobrir a boca do frasco com um tule, organza ou tela presa com elástico, que permita a passagem do ar e da água. (esse tecido parece o véu da noiva ou os mosqueteiros)

1. Deixe as sementes (cerca de 3 colheres de sopa da semente que escolheste) de molho na água por 8 a 10 horas da noite para o dia, dentro de um frasco de vidro. 

2 – 8. Pela manhã, escorra a água (o tule funciona como coador), lave bem as sementes com água corrente e deixe o frasco de lado inclinado com a boca virada para baixo para que o excesso de água possa escorrer (boa ideia utilizar o escorredouro de loiça ou uma taça para recolher a água).

10 – 12. Repita a lavagem das sementes de manhã e à noite por 2 a 7 dias (cada semente tem seu tempo e também a depender da temperatura) até que a semente comece a germinar ou seja, brotar (solta uma pequena raiz). Este é o sinal de que ela está pronta para se plantar ou comer! Lembra-te de sempre que lavar, deixar a escorrer o excesso de água.

Depois de crescido, pode-se guardar em frigorífico por até 10 dias. E todos os dias consumir!

Sugestões de melhores sementes para germinar: brócolo, alfafa, feijão mungo, lentilhas, rábano negro, kamut, trigo sarraceno.

Os feijões, mesmo germinados ainda ficam muito rígidos, cozinhar a mesma, vai ter mais nutrientes! Deixo aqui a melhor forma de fazer as leguminosas da família do feijão: CLIQUE AQUI.

As oleagenosas como linhaça, chia e outros frutos secos da família das amêndoas e nozes, não brotam, mas expandem em nutrientes se deixares em água por 8 horas. Vale a pena, mesmo que as volte a tostar!

Espero que tenhas gostado de aprender sobre essa fantástica ferramenta de saúde! 

Lembre-te se surgiu neste momento em tua vida, dê a devida importância! Vamos junt@s para a nossa melhor versão!

Saiba aonde adquirir sementes para germinar (Deixo aqui apenas algumas sugestões – há muitas!:-):

* Portugal:


* Brasil:


Leia outros artigos sobre rotinas mágicas de saúde no blog:

                                                                               
                                                                                     Feito com Amor, Mais Saúde, VIVA!

                                                                                                Eu Sou Camila Cardoso

* BIBLIOGRAFIA:

Hypertext version of the FDA’s Dietary Guidelines for Americans (at USDA): http://www.nalusda.gov/fnic/dga/dga95.html

Cancer Research Foundation of America: http://www.preventcancer.org/

American Institute for Cancer Research: http://www.aicr.org/

The Diet and Cancer Link: http://www.aicr.org/dietcan.htm

National Cancer Institute CancerNet Info for health professionals, statistics, journals:
http://wwwicic.nci.nih.gov/health.htm
Info for patients and the general public : http://wwwicic.nci.nih.gov/patient.htm

Johns Hopkins Oncology Center: http://www.med.jhu.edu/cancerctr/