Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

ERVA DO TRIGO, RELVA DO TRIGO OU WHEAT GRASS E SEUS BENEFÍCIOS PARA A SAÚDE. VEJA COMO PLANTAR E CONSUMIR by NutriQuântica®

Viva kerid@!

Hoje trago a partilha sobre um super alimento muito conhecido, mas pouco utilizado quando o objetivo é saúde!
A Erva do Trigo (Triticum aestivum), em inglês Wheat grass.

 
O sumo da erva de trigo, é a trituração das folhas jovens da germinação das sementes do trigo. Erva de trigo é uma fonte natural de vitaminas e minerais. Alguns componentes podem ter efeito antioxidante.
Há muitos indícios de que a clorofila é auxiliadora da promoção de hemoglobinas e de que o aumento no nível do oxigénio sanguíneo, promovido pela clorofila, seja um fator benéfico a desintoxicação e eliminação de agentes patogénicos. Há naturistas que chamam a clorofila de “sangue da vida no planeta”.

* Nutrientes presentes na erva do trigo: clorofila, aminoácidos, vitaminas: A, C, E, K e Complexo B, e minerais: ferro, cálcio, magnésio e selénio.

Uma vez que as folhas são demasiado fibrosas e de difícil digestão, é necessário transformá-las em sumo e o melhor é se for consumido cru. Os alimentos crus facilitam a formação de enzimas responsáveis por desintoxicar o corpo, um processo fundamental para a promoção da boa saúde. Ao cozer um alimento, as enzimas são eliminadas por serem sensíveis às altas temperaturas.

O sumo de erva de trigo é reivindicado a ter vários benefícios: auxilia no combate a constipações, tosse, condições de dor reumática, síndroma de fadiga crónica, úlceras, colites, problemas de pele… Pode-se ainda estar associado a:

1. Alta capacidade de neutralizar toxinas e radicais livres (agentes promotores do cancro e envelhecimento);

2. Auxilia na redução da tensão arterial elevada;

3. Prevenção da cárie dentária;

4. Eleva o sistema imunitário (muito benéfico inclusive em tratamentos de cancro e da SIDA);

5. Melhorar a digestão e facilita o trânsito intestinal saudável;

6. Promove renovação da flora intestinal;

7. Retarda o envelhecimento;

 

Pequenos estudos de sumo de erva de trigo indicam que ele pode ajudar a reduzir os sintomas de colite ulcerativa distal, reduzir a necessidade de transfusão em pacientes com talassemia e pode diminuir mielotoxicidade em pacientes submetidos a quimioterapia do cancro da mama.

Para ampliar a saúde, recomendo uma dose diária de erva de trigo cerca de 10 a 15 minutos depois de beber um copo de água com limão (deixo abaixo o artigo sobre o poder do limão em jejum). Crianças necessitam de meia dose, pois é um alimento muito energético.

                                           * VAMOS SABER MAIS? COMO FAZER?

Instruções para fazer caseiro, para plantar uma área de cerca de 50 cm, sugiro cerca de 150 gramas de sementes de trigo. Ideal usar sementes de trigo biológicas e integrais, ou o Kamut*, o trigo egípcio que é maior (renderá mais erva).

* deixo sugestões abaixo de onde adquirir.

1. GERMINAR A SEMENTE:

  • Deixe as sementes de molho na água por 8 horas da noite para o dia, dentro de um frasco de vidro. Sugiro no lugar da tampa, cobrir a boca do frasco com um tule, organza ou tela presa com elástico, que permita a passagem do ar.
  • Pela manhã, escorra a água, lave bem as sementes com água corrente e deixe o frasco de lado com a boca virada para baixo para que o excesso de água possa escorrer (boa ideia utilizar o escorredouro de loiça).
    Repita a lavagem das sementes de manhã e à noite por 2 a 3 dias até que a semente comece a germinar ou seja, brotar (solta uma pequena raiz). Este é o sinal de que ela está pronta para se plantar. Lembre-se de sempre que lavar deixar a escorrer o excesso de água.

 

2. PLANTAR A SEMENTE E COLHER A ERVA:

  • Pode-se plantá-la em qualquer lugar: numa floreira, num tabuleiro, caixas forradas com película aderente , embalagens plásticas, etc.
  • Coloque cerca de 1,5 cm de terra no tabuleiro + 2 colheres de sopa de areia da praia (evitará de embolorar a terra), misture tudo muito bem!
  • Deite as sementes já germinadas diretamente na terra e espalhe bem. Cubra as sementes novamente com mais 1,5 cm de terra (já misturadas com + 2 colheres de sopa de areia da praia.
  • Aperte ligeiramente a terra para aderir as sementes. Borrife bem com água diariamente e deixe coberto com jornal ou pano por 2 dias (com o jornal por cima) em um local com pouca luz direta.
  • Observe se elas já começaram a crescer. Deve aparecer um ramo bege (cor de trigo seco). Pode retirar o jornal. Procure manter a terra húmida, mas não excessivamente. Sugiro usar borrifadores de água, ao invés de regar directamente.
  • Depois de 10 a 15 dias a erva já deve estar verde. Quando atingir cerca de 10 a 15 cm de altura já pode começar a fazer a colheita para uso.
  • para colher, corte com uma tesoura próximo da terra uma quantidade necessária para fazer o sumo.
  • Atenção a erva depois de cortada, nem sempre volta a crescer. O ideal é quando começar a colher já iniciar novo processo de plantio (fazer de 2 a 3 tabuleiros) para ter sempre a erva de trigo fresca para uso diário.
  • A terra que sobra após a colheita, é excelente para fazer compostagem depois do trigo colhido, para tal deve cortar bem as raízes para reaproveitá-la.

 

3. FAZER O SUMO ERVA DE TRIGO

  • Corte um maço com cerca de 3 cm por 3 cm de circunferência da erva.
  • Ideal fazer puro alguns meses por ano para maiores benefícios, ou quando temos objetivos de tratar algum aspecto de saúde.
  • Para fazer puro necessita de uma centrifugadora, eletrodoméstico que separa as fibras , permitindo o sumo puro já ser coado.
  • Em alternativa, bata no liquidificador ou nutribullet com pouca água, mas atenção pique bem as folhas para evitar que enrole na hélice do motor. COAR – é essencial coar pois as suas fibras são muito agressivas para o organismo.
  • Em alternativa, bata no liquidificador em conjunto com uma fruta doce (maçã, pêra ou sumo de 1 laranja) e COAR SEMPRE. Ideal tomar 10 a 15 minutos após tomar um copo de água com limão pela manhã (rotinas mágicas de saúde).
 
 
* Erva de trigo na ciência:
  
  • Num estudo estudo realizado com 21 pacientes com colite ulcerativa ativa distal, receberam 100 ml de sumo de erva de trigo, ou placebo diariamente durante um mês.
  • Para determinar os parâmetros e a eficácia do tratamento foram observados presença de sangramento rectal, o número de movimentos intestinais, uma avaliação no sigmoidoscópico e observação médica.
  • Os pesquisadores descobriram que pacientes que receberam o sumo da erva de trigo, apresentaram uma redução significativa do índice de atividade geral da doença e sangramento rectal, em comparação com aqueles que receberam placebo.
  • Em outro estudo 60 pacientes com cancro de mama,  submetidos a quimioterapia, foram designados para receber 60 ml de sumo de erva trigo por via oral diariamente durante os primeiros três ciclos de quimioterapia, enquanto os do grupo controle recebeu apenas o tratamento regular de apoio.
  • Os investigadores relatam que no grupo que recebeu o tratamento, tiveram melhor resposta imunológica. Os termos utilizados foram uma redução na mielo toxicidade, a redução da dose e da necessidade de colónias de granulócitos-estimulantes fatores (GCSF). A quimioterapia permaneceu inalterada.

 

Uma alternativa ao plantio caseiro da erva de trigo, é utilizá-la em pó. Podes assim adicionar em smoothies, sumos e batidos (deixo abaixo sugestões para adquirir)

Espero que tenhas gostado de mais essa partilha de rotina mágica de saúde e Super alimento.

Leia outros artigos aqui no blog sobre rotinas mágicas de saúde e outros super alimentos:

 

Sugestões de onde adquirir as sementes para germinar e a erva de trigo em pó:

* Portugal:

 

* Brasil:

                                                                                                                                                                             Feito com Amor, Mais Saúde, VIVA!                                                                                        

Eu Sou Camila Cardoso

 

* Referências bibliográficas:

1. Ben-Arye E, et al. Wheat grass juice in the treatment of active distal ulcerative colitis. Scand J Gastroenterol 2002;37(4):444-49.

2. Jarvis WT. Wheat grass therapy. Available at http://www.ncahf.org/articles/s-z/wheat grass.html. Accessed March 21, 2011.

3. Information on Wheat grass. Available at http://www.living-foods.com/articles/wheatgrassinfo.html. Accessed March 21, 2011.

4. MICROMEDEX(R) Healthcare Series. 120. 2004. Thomson MICROMEDEX.

5. Duke, JA. The Green Pharmacy. New York (NY):ST. Martin’s Press; 1997.

6. Marawaha RK, Bansal D, Kaur S, Trehan A. Wheat grass juice reduces transfusion requirement in patients with thalassemia major: a pilot study. Indian Pediatr. 2004 Jul;41(7):716-20.

 

Comente o que achou:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saiba Mais
Raspar a língua, técnica de saúde!

Raspar a língua, técnica de saúde!

RASPAR A LÍNGUA: técnica de saúde by NutriQuântica®!Viva kerid@s!Volto a trazer uma tema fundamental para ampliar a saúde, pois é simples e fácil! No oriente, a higiene bucal é muito importante,

Cogumelo CHAGA, o Super Alimento “presente de Deus”! By NutriQuântica®

Cogumelo CHAGA, o Super Alimento “presente de Deus”! By NutriQuântica®

Viva kerid@s!Hoje trago para conhecerem dos meus preferidos Super Alimentos: Chaga, ocogumelo conhecido como “presente de Deus ou o “diamante da floresta”!O cogumelo chaga é uma espécie de fungo medicinal

A Magia por trás dos números 11:11

A Magia por trás dos números 11:11

Viva kerid@s!E nesse mês temos uma data especial 11/11, vamos conhecer a magia por trás destes números?* Partilho o seu Poder e Significado de 11:11:No reino da numerologia, onde os

ABÓBORA: Super Alimento By NutriQuântica®

ABÓBORA: Super Alimento By NutriQuântica®

 Viva kerido@s!E tendo em conta nosso outono e a quadratura,convido a conhecer mais sobre uma rainha da época: a abóbora!A abóbora contém antioxidantes como vitaminas A, C, E, beta-caroteno e

28/10/2023 Eclipse Parcial Lunar em Touro   Reflexões e Sentires… by NutriQuântica®

28/10/2023 Eclipse Parcial Lunar em Touro Reflexões e Sentires… by NutriQuântica®

 Viva Kerid@s!A 28/10/23 teremos um eclipse parcial lunar (lua cheia) em touro e trago sugestões e o meu refletir!       ILUMINAÇÃO DA LUA CHEIA DE TOURO:     “A minha

TARTE DE MAÇÃ COM FRUTOS VERMELHOS by NutriQuântica®

TARTE DE MAÇÃ COM FRUTOS VERMELHOS by NutriQuântica®

 Viva kerid@s!Tarte de maçã Vegan by NutriQuântica®: Sem ovos, sem leite, sem manteiga ou glúten.Hoje trago uma receita fácil e deliciosa quando apetece um docinho para servir com chá, muito