Viva kerid@!
Hoje trago para partilhar uma aromática polémica! Uns amam, outros odeiam, mas as suas propriedades são admiráveis! Vamos conhecer mais sobre os poderes do Coentro como Super alimento!
“O chá de coentro tem sido utilizado por muitos séculos, para a proteção da saúde digestiva e como um potente agente para remover toxinas do corpo”.
Quando escolhe adicionar aos teus pratos, as folhas do coentro, ou as suas sementes, além de deliciosamente temperar, estará a adicionar mais saúde e a contribuir com tua longevidade.
Coentro é potente em alavancar o aroma e o sabor de qualquer prato. É como se a natureza estivesse a “chamar a atenção” para sua rica qualidade em fibras e nutrientes como o magnésio, o ferro e o manganês. Possui também fitonutrientes (compostos químicos protetores das células), entre os mais importantes incluem-se: bornel, carvona, cânfora, elemol, geraniol e linalol. Também contém um dos mais estudados flavonóides (antioxidantes): a quercetina e a apigenina.
Com este conjunto impressionante de propriedades saudáveis, o coentro tem sido utilizado como protetor do sistema digestivo, com ação anti-inflamatória, anti bactericida e uma excelente arma para combater os níveis de açúcar do sangue, colesterol e redução indesejada da produção letal de radicais livres.
* Vamos saber mais da história?
O uso das folhas da planta Coentro, é um dos temperos conhecidos mais antigos do mundo, a datar de mais de 7000 mil anos. A erva é mencionada no Antigo Testamento, foi usada por Romanos e Gregos, e foi citada por Hipócrates, o pai da Medicina, por suas propriedades medicinais. Quase dois milénios depois, é que os cientistas começam a entender completamente as suas verdadeiras propriedades.
* Vamos conhecer mais benefícios?
- Uma das práticas do coentro mais conhecidas, é o seu chá: potente para remover toxinas e metais pesados. Como fazer?
- O Chá do coentro é usado por séculos por favorecer a boa digestão e a ação drenante de toxinas do corpo. Para ajudar a tirar as toxinas do corpo, o chá pode ser feito com 2 colheres de chá das folhas do coentro em uma chávena de água quente.
- Para melhorar o sabor pode adicionar mel ou xarope de ácer e/ou uma casca de laranja.
- Depois de bebido, o chá do coentro além de facilitar a proteção do sistema digestivo contra bactérias e inflamações, facilita a retirada das toxinas, alguns estudos revelam ainda sua excecional capacidade em ligar-se à alguns metais pesados nocivos como o chumbo e ajudar a retirá-los do corpo.
- Estamos a falar das propriedades mais raras, dentre os alimentos, são raras as oportunidade de retirar os terríveis metais pesados.
- Destoxificar os metais pesados é uma importante conduta para os que procuram a longevidade, pois prejudicam o cérebro e uma grande quantidade de tecidos saudáveis.
- Eficaz no auxílio/ contra a Diabete:
- Os Marroquinos há muito tempo utilizam o coentro no combate a diabete, mas até recentemente, poucos estudos haviam sido realizados para validar esta estratégia natural contra esta perigosa doença.
- Pesquisadores Marroquinos investigaram o poder hipoglicémico (reduzir o açúcar) e hipolipidémico (reduzir as gorduras) da atividade de uma única dose diária das sementes de coentro por 30 dias, em ratos obesos com diabetes e alta gordura no sangue. Após 6 horas da dose, já se observaram níveis normais de açúcar no sangue.
- Benéfico para o coração: Ataque à aterosclerose
- A princípio, a ideia de que um tempero ou uma erva pode ajudar seu corpo a se defender contra a aterosclerose parece difícil de acreditar, mas a alta dose de quercetina no coentro, faz com que pequenas porções deste tempero possam fazer uma grande diferença por suas artérias.
- A quercetina impede a oxidação da má gordura (LDL) e que ela se prenda às artérias, o que resultaria na aterosclerose, o maior risco para ataques cardíacos e infartos.
- Como os flavonóides como a quercetina não são produzidos pelo corpo humano, devemos consumir regularmente certos alimentos que os contém ou tomar certos suplementos com seus extratos concentrados. Pode-se facilmente picar coentros nas saladas, por cima do arroz ou para acompanhar assados ou usar as suas sementes com o mesmo efeito, a fim de aprimorar e garantir alguma proteção digestiva e cardiovascular.
* Como escolher bem os coentros?
1. Coentro fresco está sempre disponível na maioria dos mercados de agricultores durante todo o ano.
2. Escolha molhos de coentro que estão com cores brilhantes e firmes.
3. As folhas do coentro perdem o brilho rapidamente, é importante usá-lo logo depois de comprá-lo.
4. A melhor forma de o conservar, depois de lavado e seco (uso o secador de saladas), é cobrir os coentros com um pano de prato e guardar dentro de um saco ou tupperware, dura 3 vezes mais tempo, mesmo assim, ideal consumir dentro de 3 a 7 dias.
6. É muito fácil cultivá-lo em pequenos vasos em casa. Ocupa pequenos espaços.
7. As suas sementes, também podem ser germinadas.
* Saiba algumas sugestões para adquirir as sementes
(semear, germinar e moer como tempero):
* Portugal:
- Sementes de coentros 100 g – embalagem papel;
- Sementes de coentros 250 g – embalagem papel;
- Sementes de coentros BIO seleção especiarias gourmet – 25 g – vidro
- Livro: Alimentos Milagrosos – Anthony William
- Livro: Cilantro Secrets (receitas inglês) – Gwyneth Doland
* Brasil:
Leia mais sobre outros Super Alimentos no blog:
Feito com Amor, Mais Saúde, VIVA!
Eu Sou Camila Cardoso
Referências Bibliográficas:
1. Available at: http://www.whfoods.com/genpage.php?tname=foodspice&dbid=70. Accessed September 12, 2011
2. Wood R. The New Whole Foods Encyclopedia. Penguin (Non-classics); 1999.
3. Aissaoui A, Zizi S, Israili ZH, Lyoussi B. Hypoglycemic and hypolipidemic effects of Coriandrum sativum L. in
Meriones shawi rats. J Ethnopharmacol. 2011 Sep 1;137(1):652-61.
4. Available at: http://www.quercetinguide.com. Accessed September 16, 2011.
5. Available at: http://www.umm.edu/altmed/articles/quercetin-000322.htm. Accessed September 16, 2011.
6. Gong M, Garige M, Varatharajalu R, et al. Quercetin up-regulates paraoxonase 1 gene expression with concomitant
protection against LDL oxidation. Biochem Biophys Res Commun. 2009 Feb 20;379(4):1001-4.
7. Available at: http://www.livestrong.com/article/276933-cilantro-tea-health-benefits/. Accessed September16, 2011.
8. Aga M, Iwaki K, Ueda Y, et al. Preventive effect of Coriandrum sativum (Chinese parsley) on localized lead deposition in ICR mice. J Ethnopharmacol. 2001 Oct;77 (2-3):203-8.
9. http://www.lef.org/magazine/mag2012/feb2012_Time-Celebrate-Cilantro_01.htm?source=search&key=CILANTRO