Hoje trago o poder de um super alimento:
O coco by NutriQuântica® !
O coco (Cocos nucifera L.) vem da palavra “coco”, que se refere à cabeça ou crânio em espanhol. Um dos alimentos mais maravilhosos disponíveis na natureza. A seiva do coqueiro é a fonte de xarope de coco e açúcar. O fruto do coqueiro é um alimento versátil e nutritivo, valorizado por sua água e sua polpa, sendo a última fonte de leite, creme, farinha e o fantástico óleo de coco.
O que tu precisas saber sobre o valor nutricional do coco, descobertos por pesquisas científicas.
Desde reduzir o risco de doenças cardíacas e melhorar os níveis de colesterol até proteger o DNA contra danos oxidativos e combater uma condição comum da pele, o coco é um excelente complemento para a dieta saudável.
O leite de coco tornou-se, em poucos anos, uma alternativa popular ao leite de vaca por ser igualmente denso e com um leve toque de gordura que o deixa super saboroso e nutritivo (no final do artigo veja receita como fazer em casa). Já disponível em qualquer supermercado, esta bebida refrescante não contém lactose e é uma boa opção para quem é intolerante à lactose.
A água de coco é rica em sais minerais e antioxidantes e também auxilia a regular o açúcar no sangue. É uma bebida muito popular em quase todo o mundo e excelente opção no lugar dos refrigerantes, mais nutritiva e saudável. A investigação de suas propriedades antioxidantes descobriu que todas as variedades testadas eliminaram os radicais livres.
O óleo de coco é saudável?
Ajuda a emagrecer e manter o peso! Melhora os níveis de colesterol! Menor risco cardiovascular!
Embora o coco contenha uma alta percentagem de gordura saturada, a maioria está na forma de triglicerídeos benéficos de cadeia média (MCTs), que são aqueles capazes de aumentar o consumo da queima de calorias, ajudando assim a emagrecer. Pesquisas mostram uma associação entre o aumento na ingestão de óleo de coco e maiores níveis de lipoproteína de alta densidade (HDL) o bom colesterol, enquanto não mostrou efeitos significativos no LDL (o chamado colesterol “ruim” prejudicial) ou nos triglicerídeos.
Um estudo envolvendo mulheres entre 20 e 40 anos determinou que o óleo de coco reduziu a circunferência da cintura enquanto elevava o HDL, o “bom colesterol”: 40 mulheres com obesidade abdominal e dietas semelhantes foram divididas em dois grupos de 20. Diariamente, um grupo recebia óleo de coco e o outro óleo de soja. Após 12 semanas, o grupo de óleo de coco apresentou HDL mais alto e menor LDL em comparação com o grupo de óleo de soja.
Outro estudo, com 116 indivíduos com doença arterial coronariana, descobriu que uma dieta rica em óleo de coco extra-virgem aumentou seu HDL e diminuiu sua circunferência da cintura e massa corporal.
Estudos de grupos de pessoas que consomem grandes quantidades de coco encontraram uma associação com baixas taxas de doenças cardíacas. Casos de acidente vascular cerebral e isquemia do coração são raros nos habitantes amantes do coco da ilha de Kitava, perto de Papua, Nova Guiné. Da mesma forma, verificou-se que a doença vascular é incomum nos polinésios da ilha de Tokelau, que obtêm 60% da ingestão calórica dos cocos.
Pesquisas mostram que as proteínas dos cocos demonstram boa atividade de eliminação de radicais livres e podem ajudar a proteger o DNA contra danos oxidativos.
Mais que na cozinha, também no quarto e casa de banho! Os maravilhosos cuidados com a pele.
O óleo de coco também é um tratamento não tóxico para cabelos e pele, com inigualável pode hidratante.
Pesquisadores descobriram que o óleo de coco funciona bem para combater a xerose, uma condição comum da pele caracterizada por uma pele áspera, seca, escamosa e com coceira. O óleo de coco também mostrou um desempenho melhor do que o óleo mineral no alívio do eczema leve a moderado e demonstrou ser benéfico em ajudar nas complicações da dermatite atópica.
A monolaurina, um derivado do ácido láurico encontrado no coco, demonstrou efeitos antibacterianos contra vários organismos responsáveis por infeções de pele, incluindo Staphylococcus aureus.
Qualquer óleo, mesmo os vegetais saudáveis e benéficos para a saúde como o azeite por exemplo, quando forem aquecidos, vão começar a saturar e tornarem-se pouco saudáveis.
o óleo de coco pela sua característica química é a excepção da natureza! E ainda bem para nós que começamos a comer mais alimentos preparados ao lume do que crus. Por isso sim! É a melhor gordura para cozinhar!
Enfim o óleo de coco é um alimento multifuncional ajuda no combate de várias doenças, limpa os órgãos internos, dá poder a nossa imunidade e ao cérebro, ajuda a combater as gorduras indesejadas como o alto colesterol e as doenças crónicas. Não converte-se em gordura no fígado, emagrece, mantém a energia vital, não modifica acção da insulina, é termogénico, e muito mais!
RECOMENDO! Veja abaixo o Vídeo completo do Dr. Lair Ribeiro a falar dos benefícios do óleo de coco e toda a sua bioquímica no fígado, no coração, em todo o corpo! Para a saúde como alimento funcional, com várias referências científicas, inclusive com estudos de caso reais e fontes de pesquisa.
Receita que eu adoro! Leite caseiro de leite de coco:
Faço todas as semanas adoro este leite nas papas de aveia, nos batidos, panquecas, muffuns, molhos, chocolate quente TUDO! Sem lactose com gorduras boas é a melhor maneira de deixar o leite de vaca! E apanhamos logo o jeito! Adoro saber que não gero embalagem no ambiente e estou a tomar coco puro sem
conservantes!
1.Descocar o coco: é a parte mais difícil mas vale a pena! Tem que ter paciência vai rodando o coco com uma mão e com a outra mão, dar pequenas batidas com a base de uma faca ou um martelo de cozinha (se preferir use uma tabua). Não usar a força toda – bate e roda, bate e roda… a intenção é fazê-lo soltar-se e acaba por rachar! Quando rachar, a primeira fresta recolher a água – se houver – por isso tenha um copo a mão. E com a ajuda de uma colher não use a faca! Consegue fazê-lo soltar-se por completo da casca rígida. Fica uma pele escura por fora da polpa. Podes tirar facilmente com ajuda do descascador de batatas, para ficar somente a polpa branca. Já está pronto para comer, picar, congelar ou fazer o nosso delicioso leite!
2. Como fazer? Pique a polpa branca do coco e coloque no liquidificador.
3. Para um coco grande adicionar 1 litro de água morna no liquidificador. Evitar muito quente, pois depois vamos colocar a mão. Cuidado com os copos de plástico. Mas atenção, coloque somente 200 ml primeiro e vai a adicionar o restante da água aos poucos, para moer bem o coco.
4. Triturar bem, se preciso deixe o equipamento descansar e faça por etapas.
5. Passar por um pano de prato de algodão ou coador grande (eu uso os sacos próprios para fazer leites vegetais, muito mais prático, pois tem elástico na borda). Se desejar adquirir avisa-me: novaera@live.com.pt
Espremer o máximo que puderes todo o líquido. Será necessário também fazer por etapas – coar e expremer um pouco, depois adicionar mais um pouco e repetir o processo até fazer com todo o líquido do liquidificador.
6. E já está pronto o leite! Dura em média 5 dias em frigorífico. DICA (se adicionar 1 col sopa de óleo de coco dura um pouco mais). mas também podes congelar por até 3 meses. Eu tenho sempre congelado para quando quero fazer outras receitas com leite, em vidros de 200 ml. Funciona tal e qual o leite de vaca em qualquer preparação e não tem cheiro ou sabor de coco pronunciado, portanto mantém o resultado tal e qual. Além de ser uma gordura boa!
7. COCO RALADO CASEIRO: leve as sobras ao lume baixo e mexer sempre até ficar bem seca e soltar-se bem. Tens farinha ou coco ralado! Delicioso para colocar nas sobremesas e preparados. Também podes congelar ou guardar em frigorífico/ geladeira por cerca de 3 semanas.
Espero que tenhas gostado de mais essa informação e receitas de saúde!
Veja abaixo a sugestão de outros artigos/ receitas no blog:
Bolo de Amêndoas & Frutos Vermelhos Vegan
Feito com Amor, Mais Saúde, VIVA!
Eu Sou Camila Cardoso
Referências Bibliograficas:
- https://blog.lifeextension.com/2015/06/the-health-power-of-coconuts.html
- https://www.lifeextension.com/magazine/2018/8/coconut
- An Acad Bras Cienc. 2013;85(4):1235-47.
- Food Funct. 2012 Jul;3(7):753-7.
- Int J Obes Relat Metab Disord. 2003 Dec;27(12):1565-71.
- Lipids. 2009 Jul;44(7):593-601.
- Asia Pac J Clin Nutr. 2011;20(2):190-5.
- Asia Pac J Clin Nutr. 2004;13(4):377-84.
- Dermatitis. 2008
Nov-Dec;19(6):308-15. - J Drugs Dermatol. 2007 Oct;6(10):991-8.
- J Intern Med. 1993;233(3):269-75.
- Am J Clin Nutr. 1981;34(8):1552-61.
- Lipids. 2009;44(7):593-601.
- Nutr Hosp. 2015;32(5):2144-52.
- Molecules. 2018;23(3).
- Dermatitis. 2004;15(3):109-16.